quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A polêmica do valor da multa da Biblioteca


Créditos: ctauem.blogspot.com
De acordo com a proposta dessa chapa, devemos levar nossos problemas para discussão dentro do movimento estudantil. Pois bem, um problema que enfrentei algumas boas vezes na graduação foi o valor das multas da biblioteca. Um esquecimento em uma semana corrida ou um atraso para voltar de uma viagem e pronto: 9, 75$ pelo atraso de 1 dia de 5 livros. Tendo passado por essa situação algumas vezes e vendo amigos passarem por isso também, comecei a me questionar do porquê de um valor tão alto. Porque não abaixar? Se a universidade é pública e seu acesso deve ser gratuito, porque o serviço da biblioteca tem que ser tão alto? Para algumas pessoas com condições financeiras melhores, esse valor pode não significar grande coisa, mas e para o estudante que se sustenta com bolsas e está sempre apertado? Se a universidade se diz pública e gratuita, porque não favorecer o acesso das pessoas que ralam para se manter nos estudos? Que sentido tem uma política de assistência estudantil pela qual temos uma multa de 1 dia de somente 1 livro (1, 95$) com um valor mais alto do que de uma refeição no R.U. (1, 60$)?

Questionar o alto valor da multa da Biblioteca faz muito sentido para mim, mas descobri que não faz para todos os estudantes. Na verdade, falar em abaixar a multa da Biblioteca ou em aumentar (ou pelo menos divulgar) o dia do Perdão é uma grande polêmica. Pelo que observei, muitos estudantes parecem ser contra por certos motivos, como:

- Acreditam que, caso não houvesse uma multa com esse valor, muitos alunos não devolveriam os livros.
- Tem necessidades diferentes quanto aos livros. Muitos cursos usam livros para checar como se resolve um exercício, por exemplo. Neste caso, é muito mais importante que os livros sempre estejam na biblioteca para que os alunos possam consultá-lo. O que, inclusive, cria nos alunos uma chateação para com aqueles que atrasam os livros. No caso desses alunos que não retiram muito os livros, quanto maior a punição para os que atrasam, melhor. Não só porque querem os livros na biblioteca, mas também porque dificilmente serão eles que irão passar na pele a situação de pagar valores tão altos.

No caso do primeiro motivo exposto, existe a proposta de maneiras alternativas para punir os alunos que atrasam os livros, como não permitir que esses alunos emprestem livros por uma determinada quantia de dias. Novas medidas como essa poderiam exercer essa força punitiva que muitos têm medo que deixe de existir caso a multa diminuísse. Além disso, a multa não precisa ser tão alta para que seja uma punição àqueles que atrasam; considerando que ela é MUITO alta, precisaria que ela abaixasse muito para que fosse insignificante para alguém. Desse modo, incentiva-se o aluno que atrasa a devolver no momento em que ele lembrar do atraso, sem que ele se desespere com o valor a ser pago pela multa. O desenvolvimento dessas novas formas punitivas também ajudaria no caso do segundo motivo. Assim como o aumento da divulgação do dia do perdão.

Afinal, para onde vai tanto dinheiro?

Descobri que a UEM usa esse dinheiro para comprar livros, mas também descobri que existe uma grande quantidade de livros no subsolo da BCE devido à falta de espaço nas prateleiras. Assim, através da multa se arrecada cada vez mais dinheiro para a compra de livros e, no entanto, não podemos aproveitar o INVESTIMENTO INSTITUCIONAL que somos OBRIGADOS a realizar caso queiramos utilizar os livros da BCE. Isso parece coerente para você?

(Vivian Gombi - 4º ano de Filosofia)

9 comentários:

Anônimo disse...

muito interessante o texto,é um absurdo o valor da multa! muito boa a proposta da chapa de vocês, espero que ganhem as eleições do DCE

Anônimo disse...

Muito interessante a proposta da chama 1. Parabens pela proposta de reflexão em conjunto.
Eu, como professora da UEM apoio essa inciativa.
Rosana

Anônimo disse...

E que livros que eles compram não? "Crepúsculo" que usamos nas aulas da faculdade com certeza...ha-deve ser pegadinha.

ser ViVO disse...

a multa deveria ser de 50 centavos de real!

fernanda disse...

eu acho difícil conseguir abaixar para 50$... acredito que podemos baixar aos poucos, devido, inclusive, a toda essa controvérsia. acho que 1$ é um preço bom.

Anônimo disse...

Conversem com a Estela, diretora da BCE, que ela dirá o pq da multa ser alta. Em especial, vejam a lista de livros extaviados.
Gosto do chapa 1, mas nesse ponto vcs estão "comendo barriga"

Tiê disse...

Reunião só sobre isso, amanhã, às 17:30 no CAFIL

Anônimo disse...

Bem, sou a FAVOR das cobrança de multas nas bibliotecas, vou explicar porque. Primeiramente, a multa na Biblioteca é punitiva, pois o infrator (usuário) não cumpriu o combinado, ou seja, quebrou o contrato ou a norma de prestação de um serviço. Vale lembrar que uma biblioteca pública é igual a outro orgão público seja Estadual, Federal ou Municipal. Ou questão muito comentada é a forma de pagamento, segundo a CF art. 164 somente por via em instituições oficiais (bancos) de crédito. Em relação a outras maneiras punitivas a grande maioria das bibliotecas usa tanto a penalidade em dias quanto a penalidade em Didin. Pela minha experiencia a punição em dinheiro é mais efetiva, pois muitos usuários usam do recurso de atrasar para aumentar o tempo de uso, mas que normal pagar uma multa, uma vez que vc QUEBROU o combinado. Agora cobrar a efetividade desse dinheiro cabe a todos e aos orgãos fiscalizadores.

Anônimo disse...

DESCOBRIRAM PARA ONDE VAI TANTO DINHEIRO?