quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Você conhece a melhor universidade do Paraná? (Extensão: Cianorte)

Em Cianorte também segue a lástima. Há poucos bebedouros nos corredores, os blocos são separados e quando chove não tem como mudar de bloco, e também vão aumentar o número de cursos sem aumentar a estrutura física, isso tudo ano que vem, então dá pra esperar o pior vindo. Conversando com os membros do C.A. de Pedagogia sobre a situação desse campus, percebemos que é bem mais urgente do que pensávamos. Vejamos: "contratação de mais professores efetivos; criação, no caso da Pedagogia, do Departamento de Educação; construção de passarela entre os blocos; concertos básicos em salas de aula, como ventiladores quebrados e portas que não fecham; (estes são de responsabilidade da prefeitura e temos muito pouco apoio, com uma efetiva cobrança em parceria com os CA’s e DCE seria mais fácil);" . Continuando nas palavras dos estudantes de Cianorte:
"Criar as mostras de profissões nos Campus, esta é uma bandeira que defendo desde que entrei na UEM e no próximo ano faremos a Mostra aqui em Cianorte, mesmo que os outros cursos daqui não queiram, a Pedagogia fará a sua, viabilizar junto a reitoria a construção de sede própria aos CA’s;"
O campus de Cianorte também luta por uma casa do estudante e um restaurante universitário. O problema é que o terreno é da prefeitura, à qual a UEM tem que pedir permissão se quiser construir alguma coisa (ainda que quisesse, não poderia).
No caso do RU, contudo, uma professora do campus aventou a possibilidade de transformar a cantina em RU, já que ela dispõe de uma estrutura que, com alguns ajustes, talvez desse conta da quantidade de alunos do campus:



 Se os estudantes reivindicassem, o RU poderia funcionar neste lugar, ainda que temporariamente, ou fazer como os estudantes de Cidade Gaúcha, que, abandonados pelo DCE, arregaçaram eles mesmos as mangas e foram atrás de orçamentos de preços de marmitex para propôr à UEM o subsídio do valor que ultrapasse os R$1,60 que pagam os estudantes do campus sede -  e que, além disso, já estão com o projeto do RU deles em processo de licitação, mas isto é assunto para outro tópico.

Os alunos e professores de Cianorte reclamam da falta de qualidade tanto da cantina (que não tem nem café), como do xerox (também a R$0,12 e com freqüência sem funcionários e com má qualidade). Além disso, nada abre no sábado, mesmo com aulas regulares dos alunos: cantinas, xerox, biblioteca...

Não há projetos culturais na Universidade. O campus fica quase completamente vazio de manhã e à tarde, pois todos os cursos são noturnos. Alguns alunos já pediram que houvesse um projeto de exibição de filmes no local. Os carros da UEM poderiam fazer o transporte do material e ocasionais comentadores dos filmes. Seria o caso de um CINUEM e/ou CineClube&Sereno (projeto autônomo de exibição de filmes fora de circuito de alguns estudantes da chapa com patrocínio do Governo Federal) à tarde. Os eventos culturais principais devem incluir os outros campi (ou levar os artitstas até lá, ou mandar ônibus para o pessoal vir para cá): Temporada Universitária de teatro, o Curta Som, etc. As oficinas de arte e cultura mensais que estamos bolando  (fotografia, curtas-metragem, somaterapia, etc.) também seriam levadas às extensões, assim como os ciclos de debates e fóruns.

Agradecemos a todos que nos receberam nos campus e contribuiram com este levantamento de dados. Esperamos que este tópico seja um ponto de partida para auxiliar na discussão do movimento estudantil.

8 comentários:

Anônimo disse...

Então, o DCE veio aqui em Cianorte e passamos essas coisas para eles, e parece que entraram com pedido de contratação de professores, sobre estruturaçao de laboratorios, foram atras do prefeito da cidade para discutir o fato do campus não ser da uem e por isso precisar de autorizaçao de terceiros para qualquer tipo de obra e ainda, levaram os estudantes para uma reunião com o CAD e com o COU para discutir esses problemas além de terem feitos várias reuniões com os CA´s, inclusive o de pedagogia. Acho que em relação a isso, o DCE esteve bem presente para nós.
Falta conteudo nessas reivindicações e propostas.

Alex Willian disse...

Então "anônimo" esses levantamentos não foi feito por nós e sim pelos estudantes de lá, se isso que você está dizendo for verdade porque somente agora? Isso não te parece posicionamento de uma política vulgar, fazer as coisas somente próximo das eleições para se promover. Me lembra as "propostas" do Bonde, que irá tentar inaugurar a pedra fundamental da concha acústica, sendo que, ela está aprovada faz muito tempo, igual a Casa do Estudante. Então anônimo, parece que essa política que estamos criticando permanece, não é mesmo?

Érico Matos disse...

Ué alex eu não entendi a sua conclusão, mas nos estamos criticando o modo de fazer do Bonde (PCdoB) e da N.D.A (PT) - Uma politica simplesmente eleitoreira, estamos propondo o oposto deles e não importa se ganharmos ou perdemos, como já foi discutido várias vezes, pois o importante é tentar reviver o mov. estudantil da UEM que anda morto, nossas propostas são construídas junto a necessidades dos estudantes e dos problemas que esses estudantes vivem, no caso de cianorte essa foi os problemas que foi apresentado para a gte em Cianorte, explica melhor esse seu posicionamento, pois creio que o final ficou confuso e eu, particularmente não entendi.

Ao anônimo: As reivindicações com já disse não partiu de nos, mas sim dos academicos de cianorte que entremos em contato. Não fazemos politica como as outras chapas onde dois ou três pensam e o resto obedecem, nossas principal proposta é construir com vocês e apoiarem as reivindicações de vocês. Eu não acredito que "faltou" conteudo nessas reivindicações, são reivindicações e propostas pontuais e válidas, independente das eleições, e nossa proposta não é exclusivamente eleitoreira como o bonde e N.D.A se propoem a fazer as coisas em plena campanha, nossa principal bandeira é com toda a certeza reviver o movimento estudantil da UEM que está morto, auxiliando reivindicações de cada campus com ou sem DCE, não importa se ganharmos ou perdemos, Isso tem que ficar bem claro Anônimo, são as reividicações dos próprios estudantes q foram apresentada e vamos apoia-los independente da eleição. Estamos propondo não somente uma chapa para concorrer as eleições do DCE, estamos propondo uma coisa que vai além disso, estamos propondo reviver o movimento estudantil da UEM !

Anônimo disse...

não acho que o dce tenha ajudado cianorte em nada, pelo menos eu não vi e nunca via eles por aqui. a cantina continua a mesma coisa, e outra, para o ru não precisaria construir nada, o espaço da cantina ja seria suficiente. ou entaum podiamf azer convenio para marmitex com a uem bancando a diferença, como a galera de cidade gaucha conseguiu, sem a ajuda do dce... a gestão precisa estar mais próxima de nós.

Fernanda Arantes disse...

Foram esquecidos no post os cursos de design e moda, que possuem poucos professores efetivos e pouquíssima estrutra. No caso de design, por exemplo, não há maquetaria, a grande maioria das ferramentas e equipamentos de segurança estão danificados, estão jogando TCCs fora pois não há espaço para guardá-los (o que faz com que alunos que estão desenvolvendo seus TCCs não possam usá-los como fontes), dentre outros problemas. Quanto ao campus como um todo pode-se acrescentar que, quando chove ficamos ilhados e sem luz, pois a luz acaba a cada chuva forte e a cantina só funciona à noite, fazendo com que os alunos que vão para a faculdade de tarde tenham que comprar em padarias a quadras de distância.

Érico Matos disse...

Então Fernanda, é por isso que estamos propondo um novo movimento estudantil para UEM, pois alguns dos problemas que você apontou como a relação da cantina são problemas fáceis de resolver, mas onde o DCE-UEM esteve esses dois anos que não auxiliou Cianorte a resolver esses problemas??? - O DCE têm apoio juridico para auxiliar nessas questões. Cadê o Bonde do Amor??? - cadê a cultura nas extensões??? cadê os equipamentos de segurança?? cadê a maquetaria??? cadê espaço para guardar os TCCs são trabalhos acadêmicos que se perdem. Cianorte têm problemas relacionado ao campus em especial sobre a construção de novos espaços, pois o campus não é da UEM, mas temos que pressionar a Prefeitura do Campus para que não deixe esses materiais que os acadêmicos produziram com tanto esforço, afinal um TCC não é uma coisa fácil de se fazer, se percam, e cadê a pressão do DCE para resolver esses problemas??? Não há simplesmente, não existe. Como ouvimos diversas vezes, "o DCE só aparece aqui só na época de eleição!!" - Isso é algo que realmente temos que mudar.

Fernanda Arantes disse...

Pois é, são coisas que nos deixam muito tristes. Até hoje só vi o pessoal do Bonde do Amor por aqui em época de campanha, eles até têm alunos daqui na chapa, mas só usam festas tradicionais de repúblicas locais como propaganda. Já esse caso do espaço é algo que os professores e coordenadores de curso tentam, mas não conseguem, pois o terreno ainda não foi cedido à UEM, pertence à Prefeitura Municipal e não podemos começar nenhum tipo de reforma sem a autorização deles

Anônimo disse...

Entao, eu acho que a idéia de uma gestão descentralizada seria fundamental principalmente para um diálogo com os campus de extensâo.