segunda-feira, 15 de novembro de 2010

novas idéias, velhos problemas.

Uma das características principais da CHAPA 1 Movimente-se UEM! É ter por objetivo a descentralização do DCE, através de reuniões abertas, freqüentes, ampliando assim o exercício democrático da gestão do Diretório Central dos Estudantes, bem como a construção coletiva de idéias e propostas, recebendo de quem quiser contribuir, sugestões rumo a expansão de uma universidade de qualidade.
É o caso do semáforo de pedestres na Colombo. Recebemos a sugestão de uma aluna da pós graduação em biologia, que cansada de ter sempre que correr na avenida – e lembremos, isso acontece com muita gente - procurou se informar e pedir ao DNIT(Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)de Maringá uma regularização da situação, através, por exemplo,de um semáforo mais adequado. A resposta do órgão é de que apenas com um pedido de representação pública, como uma mobilização do movimento estudantil é que pode ser possível a abertura de um processo para a instalação do semáforo. O que temos visto das gestões presentes para melhorar esses aspectos aparentemente corriqueiros mas que podem ocasionar muitos outros problemas? Pensam em grandes calouradas mas e as pequenas melhorias que podem evitar grandes constrangimentos? Tem propostas? Você, acadêmico, sente-se à vontade para entrar no DCE com alguma certeza de que propostas podem ser ali concretamente discutidas e de que você vai ser ouvido?

Por isso, no dia 24, vote chapa 1 MOVIMENTE-SE UEM!

3 comentários:

Érico Matos disse...

Isso é uma coisa que me orgulha e muito de estar participando desse projeto, pois todas as nossas propostas foram propostas apresentadas pelos próprios estudantes, funcionários da UEM, não foi um grupinho que ficou fechado, pensando na melhor maneira de "utilizar" os estudantes como massa de manobra para exclusivamente fortalecer as entidades que esse grupo representa. Idéias como essa do semáforo mostra claramente isso, pois isso é realmente uma necessidade e muito simples de realizar, e como essa idéia surgiu??? através do contato com os estudantes, através da base, e não como o Bonde do Amor, faz onde fica uma cúpula que apenas pensa problemas ligados diretamente a entidade que eles representam, estruturando o DCE de modo a não produzir absolutamente nada para o interesse dos estudantes a não ser que essa entidade que eles representem tenha algum interesse nessa ação. E a pluralidade de idéias e pessoas que compõe o "Movimente-se UEM" impede que esse tipo de ação que ocorre no Bonde e na N.D.A ocorra conosco, já que somos um COLETIVO ou uma FRENTE. E não uma chapa de determinado grupo A ou B.- Chapa 1 Movimente-se UEM! - Por um movimento Estudantil Livre !

Pati disse...

vocês não sabem o que é atravessar aquilo ali com um bebê de colo nos braços... tensão!

Erico disse...

verdade Pati. tenso mesmo, verdade.