sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O Bonde quer aparecer na foto, e você? [a luta histórica pela Casa do Estudante]

Nas andanças pela internet, encontramos a seguinte notícia: Lançamento da pedra fundamental da Casa do Estudante, 17/11, às 09h00.

A atividade foi marcada em um encontro do DCE com a reitoria, para o qual dizem ter chamados os Centros Acadêmicos. No entanto, pelo menos os Centros de Filosofia, Ciências Sociais, Letras e Psicologia não foram avisados (a despeito da presença de integrantes destes cursos na cúpula do DCE, e a não ser que se considere, no caso da Filosofia, um tópico no orkut de última hora...). Sabe por quê?

-UEM conclui projeto de moradias para alunos - abril/2008
"Sperandio divulgou o projeto da casa após uma manifestação de cerca de cem estudantes na tarde desta terça-feira, realizada com um carro de som estacionado à porta da Reitoria..."
(http://www.asc.uem.br/cms-clipping/index.php?option=com_content&task=view&id=1662&Itemid=2)

- Projeto desenvolvido pelo ex-aluno de Arquitetura Rafael Scoaris - 2006
http://www.dau.uem.br/arquivo/tfg/2006/scoaris.htm



- Reunião da reitoria e do DCE (Gestão Caminhando) com a Caixa Econômica sobre o financiamento para a Casa do Estudante
http://dceuem.blogspot.com/2008/05/dce-e-reitoria-se-renem-com-caixa.html


Reivindicada desde 1987, a construção da CEU tem sido adiada há muito tempo. O Bonde se aproveita da rotatividade dos estudantes da UEM para atribuir a si uma conquista que é fruto histórico do movimento estudantil. A reitoria buscava formas de financiamento para a realização da obra, orçada em R$4.000.000,00. Agora, foi feito um financiamento de R$1.000.000,00 para a primeira etapa da obra, e promulgado o Ato executivo 032/2010-GRE ordenando a construção do Bloco M-23, destinado à CEU, limitado pela Rua Alencar Paiva, pela Sede Campestre da ADUEM e pelos blocos residenciais do BNH Maurício Schulmann. Ainda que seja apenas a primeira etapa, depois de começada, a obra não pode ser interrompida, segundo a legislação das obras públicas.
Até que enfim! - os estudantes comemoram.

Contudo, soa extremamente eleitoreiro o Bonde do Amor promover o lançamento da pedra fundamental no dia do debate entre as chapas (quarta-feira próxima), com a notícia saindo em primeira página no site da UEM. Ora, então tudo o que acontece na UEM na época da gestão é graças à esta gestão do DCE? (Aliás, sabemos que é, se até a rede wireless eles alegaram ter conseguido no material da campanha do ano passado, um fato totalmente alheio ao movimento estudantil). Além disso, sabemos que o Ato executivo dependeu de muitas discussões do CAD, das negociações sobre o financiamento e da postura dos professores e funcionários técnico-administrativos que compõe aquele Conselho.

Como para tudo o mais, o DCE sempre fez suas reuniões sobre o assunto a portas fechadas, tendo promovido apenas um Fórum de Assistência Estudantil muito mal divulgado e em horário coincidente com vários outros eventos no campus.

Além disso, e as extensões? Assim como no campus sede, a maioria dos estudantes dos outros campus são de fora, e tal como aqui, sofrem com os aluguéis. A CEU de um campus de extensão teria proporções muito menores que a do campus sede (o mesmo vale para o RU), no entanto, não há ainda nenhuma negociação neste sentido. É bom começar, pois se levar vinte anos como esta...

Por isso, dia 17 estaremos lá para aparecer na foto e comemorar esta conquista para a qual muitos de nós participamos, e lembrar as pessoas que lutaram por isto e não estão mais na UEM para assistir a este momento.

5 comentários:

Anônimo disse...

legal o resgate da foto...

Anônimo disse...

CEU tem previsão para ficar pronta?

Anônimo disse...

Depois dizem as más linguas que é o Bonde que senta no colinho do Reitor... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rodrigo disse...

1 milhão para a cada do estudante! isso é pão e circo?

pão e circo não, mas oportunismo com certeza!

queridos anônimos do bonde, respondam honestamente (se for possível):

O QUE DE FATO VOCÊS FIZERAM PELA CASA DO ESTUDANTE? (além de sentar no colinho do tio décio)

aquele adesivo "eu quero uma casa no campus" está bacana e simpático, quase cômico.. Mas chamar isso de conquista pela casa do estudante é uma piada, até porque foi o gabriel da geografia que fez, um cara que nem é da gestão e ainda faz oposiçao a vocês..

vocês realmente são uma piada!

Anônimo disse...

A MOVIMENTE - SE UEM APARECEU NA FOTO TAMBÉM.

HAUHAUAUAUHUAHAUHUAHUAUAUHAU

Abaixo as ratazanas do movimento estudantil.

Que tratam as entidades como um comércio querendo a todo custo eliminar a concorrências.

Por um movimento unitário, anti-partidário.