terça-feira, 16 de novembro de 2010

DE QUEM É O PODER? (sobre a descentralização no DCE)


O Diretório Central dos Estudantes tem uma renda de aproximadamente 70 mil reais anuais. Você sabe o que é feito com esse dinheiro? Sabemos de onde ele vem, mas não sabemos pra onde vai. Isto acontece por dois motivos. Primeiro porque o destino desse dinheiro não é decidido em conjunto com os estudantes, mas sim fica centralizado em uma pequena diretoria de 2 ou 3 pessoas. Segundo porque há pouquíssima participação dos estudantes, uma vez que nossa organização política ocorre pela democracia representativa (eu voto em você e você me representa). Na última eleição para o dce, dos mais de 18 mil estudantes matriculados na UEM, votaram menos de 3 mil. Quer dizer, mesmo com a idéia de que basta votar para participar, ainda assim os estudantes não participam em sua maioria. 

Pergunta: O que isso tem a ver comigo? Ora, sabemos que em uma universidade pública acontecem muitos problemas. Poderíamos lotar este blog apontando problemas em cada canto da UEM. Porém, não estamos aqui para falar profeticamente deles, mas sim para pensar em um modo inteligente de enfrentá-los. Enquanto mantermos as decisões do dce fechadas em uma diretoria minúscula e enquanto o voto na eleição for a única via de participação do estudante, menos chance temos de superar nossos problemas e mais fraco o movimento estudantil fica. Refletindo essas questões, a Chapa 1 se compromete a iniciar um movimento pela participação direta dos estudantes no dce. Caso eleitos, TODAS as decisões da entidade serão tomadas em uma reunião aberta e deliberativa realizada ao final de cada mês, na qual as decisões serão tomadas por meio de voto universal (cada voto tem o mesmo valor). Isso significa que todo e qualquer estudante poderá participar livre e ativamente das decisões da entidade, seja por uma necessidade individual ou com vistas ao bem comum. 

Por exemplo, se você tem uma ideia de atividade que na sua cabeça é muito importante para a UEM, basta ir a uma reunião do dce, expor essa ideia, convencer os participantes da reunião de que realmente é uma atividade importante e se assim ficar decidido, lá mesmo será encaminhada, por você, a realização desta atividade – com todo o apoio necessário do dce. É uma maneira de recuperar a força do movimento estudantil, acreditando no estudante e descentralizando o poder das diretorias que historicamente pouco ou nada fizeram pelos estudantes da UEM

Não queremos decidir nada por vocês, queremos que vocês decidam com a gente!

6 comentários:

Rogério disse...

parabéns pelo empenho...

César Augusto disse...

a crítica está bem feita e a idéia é boa, só tem uma coisa:

como que voces vão fazer para resolver este problema que é resultado de um processo histórico de anos e anos de despolitização do estudante e que no Brasil o auge desse processo foi a ditadura militar que, entre outros ataques, conseguiu construir a imagem de que o estudante é criminoso? ou seja, como que voces vão mudar este histórico? como que vocês vão fazer com que o estudante participe, sendo que ele não quer participar e já perdeu a esperança de ter uma entidade forte e que funcione como um instrumento importante de reivindicações e amparo?

é, estou falando de mim mesmo, eu que já não sei onde foi parar minha força e minha esperança..

Anônimo disse...

Vão usar o DCE da UEM para fazer a revolução. kkkkkkkkkkk

pati disse...

Eai, César...
acho que a idéia não é bem essa. A superação do desinteresse pela política e a separação de público e privado com certeza ultrapassa os limites deste humilde movimento estudantil. O que propomos é que, ao menos, aqueles que querem participar, possam fazê-lo. E olha que essa gente existe sim! Tem muita gente que quer participar e não pode, pelas reuniões fechadas. Se não ganharmos e o Bonde fizer isso ano que vem, que ótimo...!
O que não dá é pra criticar apenas de forma negativa, sem ter nada pra contribuir ou discutir. Só pelo que já discutimos e fizemos até agora, já foi muito bom... que bom se der pra continuar no ano que vem.

Anônimo disse...

descentralização é diferente de Democracia...

Rodrigo disse...

anônimo, meu querido...

democracia existe de vários tipos.. a mais conhecida é a democracia representativa, na qual o eleitor ao votar delega a um representante seus poderes políticos, poderes de decisão, reivindicação ou conformismo.. e desse jeito é como se o eleitor anulasse sua participação, "quem vai participar por mim é o cara que eu votei, enquanto isso eu faço minhas coisas"

mas tem também a chamada democracia participativa, na qual as pessoas participam por elas mesmas e de modo direto, sem mediações... isso também pode ser chamado de descentralização...

Cesar.. sei que é dificil manter as esperanças, mas chega de esperar! vamos mostrar pro bonde do amor que esse papinho de uem mais sensual não cola na galera que realmente se importa com o bem comum.. vamos fortalecer o movimento estudantil e não deixá-lo nas mãos das ratasanas políticas, aquelas que reaparecem dos boeiros todo ano as vésperas da eleição.. juntos nós podemos conseguir, vamo aí!!!?