sábado, 26 de março de 2011

RU, sábado: Pula a Catraca

Por solidariedade aos funcionários do RU-1 os estudantes, junto com a comunidade externa, sindicato (SINTEEMAR) e praticamente todos servidores que trabalham no RU e na UEM. A intenção foi divulgar a problemática que o restaurante Universitário se encontra. Funcionários de diversos setores foram convocados pela diretora do DCT (responsavel pelo RU) para substituírem os servidores do RU neste sábado, isso aconteceu devido a movimentação dos servidores que através de reunião do sindicato decidiram por não trabalhar neste sábado. Os mesmos realizaram um abaixo-assinado, pedindo para o Chefe do RU deixar seu cargo, isso já faz um mês e nada foi feito. Houve corte na folha de pagamento dos servidores do RU. A demanda só aumenta, mas as contratações não acontecem. O RU-2. Só existe no projeto já faz mais de 20 anos. Não há uma alimentação adequada por falta de equipamentos e servidores. As condições físicas do RU estão super saturadas. As filas são imensas. Segunda-feira o café da manhã será servido na reitoria. Os funcionários e os estudantes entregarão suas respectivas pautas de revindicações à reitoria, que incluem exigências tais como a contratação de funcionários, a expansão do RU - I e a construção do RU - II. Os funcionários contam com o apoio dos Professores e Estudantes e para termos um RU com excelência.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sou uma das funcionaria do RU,concordo que o RU precisa ser expandido e também se adequar as necessidades atuais.Mas é mentira que falta funcionário.Antes éramos em 41 funcionários e hoje estamos em cinqüenta funcionários.Será que aumentou? 50-41=9 funcionários a mais. O que precisa é nos dinamizar. Ficamos parados no setor por muito tempo sem fazer nada. Olha a alimentação inadequada é devido porque os cozinheiros não querem fazer os complementos e outros cardápios diferenciados por dar muito trabalho a eles, que o nutricionista solicita, tanto que até estragou alimentos estocados porque os cozinheiros se recusaram a produzir e desde então no RU-I não se faz complementos e também não aceitam cardápio que da trabalho a eles.É sabido que um cozinheiro esta liberado para o SINDICATO outro esta politicamente colocado atualmente como Diretor da DSI e outro esta gozando de licença prêmio ,total 3 cozinheiros, por isso contratou se atualmente 2 cozinheiras por prazo determinado.Refeições: Café da Manhã= 500, almoço=2200 e jantar=950,total 3650/dia.Atualmente os cozinheiros trabalham ate as 13:00 e ficam sem fazer nada ate as 16:00, acredita nisso? Os funcionários da tarde ficam das 15h00min ate as 18h00min também parados passeando pelo centro entre outras coisas isso porque eles querem um chefe que não enxerga, que faz vista grossa e esse chefe que nós mesmos elegemos é o mesmo que exoneraram porque queria fazer a coisa ética e correta e que qualquer que for o chefe se não ler a CARTILHAR da maioria, terá o mesmo final. É sabido por todos nós que até ano passado estava tudo bem trabalhar aos sábados, estávamos ganhando 66 horas extras e trabalhávamos no Maximo 32 horas/mês, dado pelo professor Décio enquanto Reitor, devido a um comprometimento com os estudantes para que o RU-I fosse aberto aos sábados, mas quando fomos comunicados que pagariam 66 horas extras trabalhadas efetivamente pela atual Reitoria, começou toda problemática interna onde os alunos estão sendo usados para reinvidicações atuais. Onde tem coerência em tudo isso? Isso merece ser investigado pelo Ministério Público urgentemente.
E ai Galera o que vocês acham?

guilherme zupo disse...

Até onde sei, e essas informações vieram dos próprios funcionário aqui no DCE, o quadro de funcionários realmente é de 49 pessoas, porém apenas 35 estão trabalhando, e as outras afastadas por diversos motivos. Segundo pesquisa feita pelo andré gaspareto, para se servir 3000 refeições em um restaurante é necessário um efetivo de 60 funcionários, então mesmo que esses dados estejam corretos já falta funcionários do RU.

Outra questão que você aponta e do DCE estar sendo usado. Creio que foi de plena importancia o apoio do DCE a maioria dos funcionários do RU, mas creio também que nossar reivindicações ultrapassam a exoneração da chefia, pois entra a questão das filas, bolsa alimentação e outros problemas que tem afetado o dia-a-dia dos academicos.

Anônimo disse...

Estamos perplexos com nossa (o) companheira (o) de trabalho, usufruiu das 66hr/mês que o professor Decio assumiu com os funcionários, das 32hr/mês trabalhadas temos certeza que essa (e) funcionaria (o) anônima (o) não trabalhou 1/3, não cumpriu seu horário, e as 32hr/mês trabalhadas nos trabalhamos para ela (e), se e tão honesta (o), por que trabalhou esses quatro anos com uma chefia desonesta? Que lhe fazia vistas grossas, devolva ao cofre publico o dinheiro desonesto, peça sua exoneração, porque pessoas como você de “princípios, éticas, responsabilidades, não pode fazer parte de um grupo de vagabundos que ficam sem fazer nada ao ponto de deixarem a comida estragar (dito por você), de funcionarias (os) que ao invés de trabalhar cumpre sua carga horária passeando pelo centro, em relação aos produtos que estragaram você sabe que quem ganha por responsabilidade técnica e o nosso “ilustre” nutricionista e por sinal ganha muito, é muito fácil colocar a culpa em quem começa trabalhar cedo num calor castigante sem parar ate para comer um pão, do que malhar quem esta em uma sala com ar condicionado,na internet jogando xadrez e batendo papo no MSN com as coleguinhas,nos envergonha ler sua calunia,onde você mesma(o) diz ser funcionaria(o) do Ru,quem de nos não participou desse compromisso com o professor Decio?que foram cumpridos de ambas as partes,que quando chegava ate o nosso bolso não era imoral e nem ilegal,inclusive no seu,era tão legal,quanto ir em uma agencia trocar de carro,comprar um outro carro para esposa(o),ir para praia,reformar a casa,coisas boas,com esse seus dizeres temos a certeza que você não passou para o ex chefe honesto,com princípios o que você fez com o dinheiro desse compromisso ilegal que ele também usufruiu e ainda descansando ao sábado,indo embora de segunda sexta as 13hr e retornando as 18hr,legal NE?e ai o que vocês me dizem galera?princípios,honestidade,caráter vem de berço e não querer construir essas qualidades em cima dos subordinados,acaba indo tudo para o lixo.