sexta-feira, 11 de março de 2011

Sérgio Lessa fala sobre ciência e alienação na Aula Magna 2011

Na próxima segunda-feira, às 19h30, no auditório da ADUEM, acontecerá a tradicional Aula Magna da calourada 2011. O convidado deste ano é o professor Sérgio Lessa, da UFAL.


Sérgio Lessa é mestre em Filosofia pela UFMG e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, professor do departamento de filosofia da Universidade Federal de Alagoas, membro do conselho editorial da revista Crítica Marxista e autor, entre outros, de A ontologia de Lukács e Sociabilidade e individuação. Considerado um dos mais destacados estudiosos da obra de Georg Lukács.


"Na Europa, após 1989, os textos que se referem ao socialismo estão sob forte contração. É necessário voltar-se para a América Latina, sobretudo para o Brasil, para encontrar ainda intacto, talvez fortalecido, o zelo dos estudos e das pesquisas de há um tempo, zelo do qual o livro de Lessa está entre os exemplos mais felizes. Bom conhecedor e divulgador da última grande obra teórica de Lukács (Para uma ontologia do ser social), Lessa tem a capacidade e a inteligência de ligar o estudo da teoria às suas repercussões na prática, nos problemas da vida dos homens, na sociedade em geral. A Ontologia de Lukács aponta o trabalho como modelo de toda a prática social; disso, Lessa tira inspiração para argumentar com perícia acerca de todo complexo problemático (valorização, estranhamento, liberdade, etc.) que socialmente procede deste modelo.Desse modo, seu livro abrange variados interesses: não apenas os interesses do público universitário e dos especialistas, mas também os daqueles que buscam no livro, que as fornece de modo muito especial, sugestões relativas à perspectiva de transformação da vida da sociedade".


Sérgio disponibiliza, em seu site pessoal, além de suas obras e traduções, artigos, livros de outros autores e vídeos.

Nenhum comentário: