segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher


Clara Zetkin e Rosa Luxemburgo
As pessoas costumam associar o Dia Internacional da Mulher ao incêndio da indústria Triangle Schirwaist Company, em Nova York, em que foram aprisionadas e queimadas 147 operárias. Mas, na verdade, a data remete a um longo período de lutas por diminuição da jornada, melhores condições de trabalho, direito à educação e ao voto, etc.


O assassinato das 147 operárias ocorreu em 23 de fevereiro de 1911, depois que Clara Zetkin já havia proposto que houvesse um dia de "comemoração anual de mulheres". A data ficou sem dia fixo e foi comemorada em 8 de março pela primeira vez em 1914. Em 23 de fevereiro (calendário juliano), 8 de março (calendário gregoriano) de 1917, a greve geral desencadeada pelas operárias russas precipitou a Revolução Russa. 
Mais sobre a história do 8 de março: http://www.piratininga.org.br/artigos/2004/01/blay-

Amanhã é o Dia Internacional da Mulher. Talvez ouçamos frases como "luta feminista, a maior vitória popular do século XX!", "no início do século passado, mulher não votava, no início desse século, mulher é eleita presidente!", etc. Mas enquanto isso,

em 2010, no Brasil:

- A Central de Atendimento da Mulher recebeu 734.416 atendimentos, um aumento de 82,8% em relação ao ano de 2009 (269.977). O que contabiliza, de abril de 2006 a dezembro de 2010, 1.658.294 atendimentos. (fonte: agenciapatriciagalvao.org.br)

- Estudos indicaram que a mulher continuou ganhando menos que o homem, ao passo que aumentaram o número de lares mantidos por mulheres. (fonte: ipea.gov.br)

E sábado, em Londrina:
"Um rapaz ateou fogo em uma jovem com quem namorou, em Londrina (PR). A vítima teve o rosto, o colo e os braços atingidos pelas chamas e está internada em um hospital da cidade, que fica no interior do Estado. Segundo familiares, a menina terminou o relacionamento com o criminoso há cinco meses. Desde então, ela e a família sofriam ameaças de morte. O escrivão da delegacia na qual foi feita a ocorrência informou que a vítima já tinha feito um boletim de ocorrência contra o ex-namorado".


Até quando?

Um comentário:

Monica letras disse...

E ainda nos passam que não existe machismo nem opressão....