terça-feira, 22 de março de 2011

ASSEMBLÉIA DA GESTÃO
MOVIMENTE-SE UEM


PAUTA:

- Informes
- Mesa de sinuca do DCE;
- Eleições de representante nos Conselhos Superiores;
- Contrato da Copiadora Acadêmica que está no final;


DATA:

26/03 - Sábado
14hs


LOCAL: DACESE


Participem, vamos nos MOVIMENTAR!

6 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal do DCE, podem por na integra ai no blog de voces o texto que esta pendurado no RU?

Estou curioso pra ler, mas a fila anda mto rapido...

Por favor.

Obrigado

Anônimo disse...

Promotoria quer o fim das pesquisas com cãesMurilo Gatti A
A
A A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Maringá quer o fim das experiências com implantes dentários em cães da raça beagle na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em ofício, encaminhado na última sexta-feira, o promotor Manoel Ilecyr Heckert pediu a suspensão das pesquisas em até de 30 dias.

"A Promotoria recebeu denúncias sobre maus-tratos a animais que seriam praticados na universidade em relação à área de implantodontia em cães da raça beagle . A nossa recomendação pede a suspensão da utilização dos animais, criados no biotério com essa finalidade", explica o promotor, que passou a analisar o caso depois de receber um abaixo-assinado com mais de seis mil assinaturas.



Arquivo

Cães da raça beagle são criados para experiências com implantes dentários; comissão nega maus-tratos


O procedimento administrativo da Promotoria para investigar o caso foi aberto em novembro passado e grande parte dos ofícios expedidos ainda não foi respondida. "Apuramos que usam os animais em experiências de implantes e depois é praticada a eutanásia", afirma o promotor.

No entanto, Heckert ainda não recebeu informações sobre a finalidade destes testes. "Não sabemos se é de ordem estética ou qual é a finalidade".


Notícias Relacionadas
23/03/2011 02:00:00Professora levantou polêmica
Segundo o promotor, a recomendação que pede a suspensão das pesquisas é uma forma de resolver o caso sem a necessidade de discutir judicialmente o assunto.

"Em conversa com o reitor e o departamento jurídico da UEM, eles se mostraram propensos a examinar a situação e fazer algo de forma a não causar danos aos animais", disse.

O promotor ressaltou que sabe da existência de uma Comissão de Ética na UEM que examina e autoriza todas as experiências, mas que ainda não teve a oportunidade de ter contato com a comissão para saber como a questão é fiscalizada e como são feitas as pesquisas com os cães.



Abaixo-assinado
"A Promotoria recebeu denúncias
sobre maus-tratos a animais que
seriam praticados na universidade."
Manoel Ilercyr Heckert
Promotor de Justiça "Para que os animais sejam usados em experiências científicas, é necessário que não tenham outra técnica para substituir. Ainda não sabemos se a universidade tem alguma coisa neste sentido", diz.


UEM



O presidente interino do Comitê de Ética e Pesquisa da UEM, Gentil Vanini, afirmou que desconhece o teor do pedido da Promotoria, mas adiantou que todos as pesquisas feitas com animais dentro da universidade seguem o que determina a lei.

"As pesquisas são avaliadas e só são autorizadas se os procedimentos forem eticamente compatíveis e se respeitam a legislação brasileira e internacional", garantiu.

Sobre quais experiências são feitas com os cães na UEM, Vanini, disse apenas que são "trabalhos normais que o mundo inteiro aceita" e que não há nada de especial nestes procedimentos.

Anônimo disse...

Normal é matar? nada de especial? que é isso cara?
o mundo inteiro aceita? isso é mentira!
vida digna aos cães.

"O presidente interino do Comitê de Ética e Pesquisa da UEM, Gentil Vanini, afirmou que desconhece o teor do pedido da Promotoria, mas adiantou que todos as pesquisas feitas com animais dentro da universidade seguem o que determina a lei.

"As pesquisas são avaliadas e só são autorizadas se os procedimentos forem eticamente compatíveis e se respeitam a legislação brasileira e internacional", garantiu.

Sobre quais experiências são feitas com os cães na UEM, Vanini, disse apenas que são "trabalhos normais que o mundo inteiro aceita" e que não há nada de especial nestes procedimentos.

Anônimo disse...

Porque não investir em "sangue novo e tecnologia nova" para a copiadora do Centro Acadêmico.

Anônimo disse...

Não seria um CEEB? Não terá CEEB esse mês? Por que a proposta de campanha foi CEEB mensal.

Tiê disse...

Terá CEEB, no Sábado seguinte (sem ser amanhã. Também sou favoravel ao CEEB neste sabado de amanhã, mas houve alguns impedimentos, um deles é que não ralizamos a assembleia que estava prevista na agenda, outrro e mais importante é chamar os centros academicos. Ainda não entramos em contato com todos os CA's mas durante a proxima semana pretendemos realizar a convocação de todos CA's. Mas é isso aê tem que ter cobrança e além disso, participassam, aparessa na assembleia... Até lá...