segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Relato sobre a experiência do vídeo "RUltimato 25/08/2011

Relato sobre a experiência: O objetivo era evidenciar o trabalho e toda a problemática do ru, mas a vivencia no local mostrou uma extrema preocupação da coordenação, e ao desenrolar dos fatos ela mesma evidenciou que existem problemas mais graves que os detectados visivelmente. Preocupação, medo, autoritarismo e alta burocracia; Sentimentos e relação de poder que não se captam na vídeo-gravação. Há no território do RU uma extrema hierarquia de poder, que vai de uma coordenação superior que centraliza as ações à uma chefia local autoritária e inexperiente na questão de alimentação. Os cozinheiros fazem papel de nutricionistas e o trabalho é manual e pesado, realizado por funcionários de idade avançada.

A insatisfação maior pelos trabalhadores é a falta de uma política de coletividade, as decisões ocorrem sempre de cima para baixo, a carga horária os sobrecarrega, e muitos alegam problemas de saúde. Efetivamente, trabalham cerca de 40 funcionários, sendo que o quadro completo apresenta 49, parte das ausências por motivos médicos e muitos cogitam a saída por alegarem um ambiente de trabalho instável e não harmonioso.

Nas conversas os trabalhadores expressam a vontade de uma política organizacional mais participativa com um dialogo mais próximo, com maior respeito e valorização. A modernização dos equipamentos , a contratação de mais funcionários e nutricionistas aptos para o serviço são outras reivindicações fundamentais para funcionamento adequado
________________________________

Texto de Felipe Bonifácio - Geografia.

Um comentário:

Nicolle. disse...

Muito bom o registro de suas impressões, Felipe. Tenho certeza de que são certos e sinceros os apontamentos neste relato.

Parabéns pelo vídeo e pelo texto!

Estudante e trabalhadores, estamos JUNTOS nesta luta!