sábado, 27 de agosto de 2011

Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF) Apoiam a Luta dos Estudantes da UEM

Moção de Apoio às Ocupações de Reitorias

A Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF) vem por seu total apoio as ocupações de reitorias que se deflagraram nestes últimos dias e que manifestam o repúdio do movimento estudantil combativo e de luta com a crescente precarização do Ensino Superior Público em nosso país, que se acentua com a implementação da atual reforma universitária do Governo Lula/Dilma/PT. Reforma esta que através de decretos presidenciáveis visa subordinar o ensino superior brasileiro aos ditames dos grandes organismos financeiros mundiais.

Neste ano sofremos duros ataques aos direitos sociais com corte de 50 bilhões de reais do orçamento da união (3,1 bilhões), corte de 38% pelo governo tucano no estado do Paraná (Beto Richa/PSDB), montante este que eram destinados as universidades estaduais. Esses cortes atingiram em cheio a educação que encontra-se em péssimas condições e só tenderá a piorar. Em contrapartida o governo e os deputados aumentam seu próprio salário, destinam cerca de 50% do PIB brasileiro para o pagamento da dívida externa que nunca tem fim e que alimenta os banqueiros no mundo inteiro!

Na universidade, imprescindível se faz a luta articulada entre os três segmentos que mais sofreram ataques nos últimos anos. Seja por meio da privatização da universidade pública, que coloca a educação como serviço, seja por meio das políticas de aligeiramento da formação ou mesmo através da destruição das carreiras docentes e dos servidores técnico administrativos, o governo adota políticas cada vez mais crescentes de desmonte do ensino superior público. Portanto, a luta pela universidade pública é, além de legítima, extremamente necessária e precisa ser articulada com uma ofensiva dos movimentos sociais que lutam por uma educação comprometida com os interesses da classe trabalhadora.

É neste sentido viemos ressaltar a luta destes companheiros que hoje ocupam as reitorias de diversas universidades federais e estadual (UFSC, UFPI, UFF, IFBA,UFMT, UFT, UFES, UFPR, UEM) reforçando que este é um ato em defesa da Educação Pública Gratuita de Qualidade e Socialmente Referenciada e com certeza por um outro projeto histórico de sociedade, um projeto histórico socialista, para além do capital!

Ressaltamos companheiros, que a Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física estará lado a lado com estes lutadores da juventude brasileira em defesa desta luta! Por isso companheiros Nenhum Passo Atrás! E Força na Luta, pois a Luta é Pra Vencer!

Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física

Nenhum comentário: