segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dos estudantes para professores e funcionários: Um chamado a luta contra o corte de verbas para a educação!

Dos estudantes para professores e funcionários:

Um chamado a luta contra o corte de verbas para a educação!

O governo Dilma iniciou seu mandato cortando 3,1 bilhão da educação. No estado não foi diferente, Pessuti, então governador no final do ano passado anunciou um corte de 38% das verbas para as universidades públicas. Beto Richa assumiu e além de manter o corte realizado pelo seu antecessor, ainda cortou 15% de todas as secretarias (inclusive das Secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia).

Como esses cortes refletem no nosso dia a dia?

Nossos problemas vão desde o livro que não temos em nossa biblioteca até falta de professores e funcionários. No iniciou do ano, o curso de Educação Física deu exemplo paralisando suas atividades por falta de professores. Os alunos dos novos cursos criados sofrem com a falta de professores e dos materiais necessários para sua aprendizagem.

O RU não recebe nenhum investimento desde 2005. Mesmo com os 14 novos cursos criados, nenhuma melhoria foi realizada. No começo do ano, os funcionários do RU tiveram parte de suas horas extras cortadas, mas mesmo assim garantiam arduamente as refeições dos estudantes e técnicos. Em luta, os trabalhadores do RU receberam o solidário apoio dos Estudantes e do DCE.

Em reunião com encarregados de setor, chefias e outros cargos de CC ou FG a reitoria “solicitou” que se apertasse o cerco, cortando ainda mais as horas extras, sob o risco dos técnicos perderem os 5 dias de abonos anuais e os 15 dias de férias remuneradas que possuem. Conquistas tais, obtidas com muita luta da categoria.

A última da reitoria agora atinge os professores na tentativa de aumentar a carga horária dos professores da graduação de 8 horas-aula para 12 horas-aulas semanais, ao invés de contratar novos docentes. A proposta já está no CAD!!!

Nesse caminho, a reitoria mostra de que lado está: Do governo de corta verbas para a educação e joga a responsabilidade em quem constrói essa universidade no dia-a-dia: Estudantes, Funcionários e Professores.

Dia 11 desse mês, o DCE, juntos com os centros acadêmicos, realizaram um ato em frente à reitoria exigindo reivindicações básicas a respeito do RU ao Reitor. Com uma postura intransigente, Julio Santiago não se mostrou muito disposto a atender nossas reivindicações.

Um prazo de 15 dias foi dado para que a reitoria providenciasse as melhorias. O prazo vence dia 25 e um novo ato será realizado para ouvir o reitor e tirar novos encaminhamentos do movimento.

O problema do RU é o mesmo da falta de professores, da sobrecarga de trabalho e das ameaças às conquistas e direitos de funcionários e professores: FALTA DE VERBA!

É hora de unificarmos esta luta em uma só: A luta da comunidade acadêmica por seus direitos, por mais conquistas e contra o corte de verbas.

Portanto, convidamos você, servidor e professor da UEM para que se some em nossa luta!!

Dia 25, vamos todos à reitoria exigir melhores condições de trabalho e de ensino e lutarmos por:

1 Contra o corte de verbas para a educação;

2 Por melhorias no Restaurante Universitário, com cardápio vegetariano;

3 Pela imediata contratação de 4 funcionários ao RU e pela realização de concurso público para funcionários e professores;

4 Contra o corte de horas extras;

5 Contra o corte dos 15 dias de férias dos funcionários e contra o corte dos abonos;

Venha conosco. Participe, movimente-se!

Nenhum comentário: