segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) APOIA A LUTA DOS ESTUDANTES DA UEM

Moção de apoio as ocupações de Reitoria

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará, DCE-UFC, Entidade representativa dos estudantes da UFC, vem por meio desta nota pública manifestar total apoio as ocupações de reitoria ocorridas na Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Espírito Santo e Universidade Estadual de Maringá.

Quatro anos após o decreto Reuni (programa de reestruturação e expansão das universidades) e já se revela o seu verdadeiro objetivo. As Universidades Federais de todo o País foram expandidas sem que houvesse um financiamento público adequado. Ao contrário do se esperava, mais verbas para a educação, assistimos a um corte de 3,1 bilhões de reais da educação levando ao sucateamento das universidades públicas que estão representadas pela precarização do trabalho e privatização.

Os Concursos para servidores públicos foram extinguidos por tempo indeterminado, servidores terceirizados com uma garga de trabalho maior e com menos direitos estão sendo contratados para substitui-los, além disso estão sendo oferecidas bolsas nas universidades para que estudantes façam o trabalho burocrático da universidade ao invés de serem oferecidas bolsas de ensino, pesquisa ou extensão.

A privatização se observa em medicas como o PL 1749/2011, que visa criar uma empresa para gerenciar os Hospitais universitários ou no financiamento de empresas a nossas pesquisas, substituindo o financiamento público.

Tais ocupações de Reitoria caracterizam-se como atos de resistência aos sucessivos ataques a educação pública e vem somar forças com a greve nacional dos servidores e às greves dos professores na luta por uma Universidade 100% pública gratuita e de qualidade.

Somos estudantes e não Clientes!

Nenhum comentário: