sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Nota Oficial do DCE sobre a tentativa de incêndio


            Aproximadamente às 22h30 do sábado (11/02), primeiro dia do Festival de Bandas do DCE, membros da Movimente-se estavam indo levar o lixo recolhido nas quadras para perto do bloco 06 e sentiram cheiro de fumaça.
            Rapidamente fomos ao bloco, e vimos, no corredor deste, muita fumaça e um pano queimando. Tiramos o pano de dentro e apagamos com água, de imediato.      Aparentemente nada demais aconteceu no bloco nem no DCE por causa do fogo.
Ao notificarmos o chefe de segurança da UEM, Soarez, ficamos sabendo que, além do DCE, no Bloco 104, onde fica a PRH (Pró-reitoria de Recursos Humanos), foi ateado fogo em um dos painéis em frente ao bloco. No painel havia alguns editais. A labareda, de acordo com vigias, chegou a 1metro.
            Diante dos fatos, nos reunimos no DCE no domingo, 12/02, antes de começar o segundo dia de festival. Decidimos que não nos pronunciaríamos naquele momento, por falta de informações e para evitar falsos alardes ou polemicas durante o festival. Montamos, em conjunto com a equipe de segurança contratada, uma comissão de segurança. Vale ressaltar aqui que esta equipe foi contratada para trabalhar até as 22h. O fogo no DCE, no dia anterior, se deu minutos após a saída do segurança, que estava responsável pelas proximidades do bloco 06.
            A Vigilância da UEM vai elaborar um relatório sobre o ocorrido, para averiguação interna do caso. A PM foi acionada, não se sabe por quem, e esteve na Universidade fazendo o B.O (Boletim de Ocorrência).
            Prezamos pela autonomia universitária, bem como entendemos ser desnecessária a presença da ação policial dentro desse e de qualquer outro campus universitário. Pautamos a auto-gestão em nossa prática, a autonomia e a liberdade em nossos princípios, portanto esperamos que isto seja resolvido internamente, afinal, houve um atentado ao patrimônio da UEM e a vigilância é patrimonial. Ocorre mais uma vez a politização desse debate, pois a UEM carece de vigilantes nos finais de semana em decorrência do corte de verbas que sofre. Não responsabilizaremos nem a vigilância nem ninguém – seria uma contra-senso – bem como não seremos responsabilizados por uma atitude criminosa e tão covarde que contraria toda forma de expressão democrática.
            Não temos evidências certeiras e o leque para quaisquer possibilidades é grande: se foi uma atitude deliberada ou uma ou um crime idealizado. Atacaram a entidade estudantil, de uma maneira ou de outra alguém vêm se incomodando e rompendo qualquer possibilidade de disputa democrática. Afinal, somos um DCE combativo, e 2012 começou a todo vapor! Reuniões com mais de 50 estudantes antes do início do ano letivo, um ato contra o Governo do Estado, durante a inauguração do bloco E-90 com mais de 100 pessoas, fatos que, mesmo sendo importantes e construtivos aos estudantes e ao movimento estudantil, incomodam muita gente.

            É inaceitável um ataque à entidade estudantil e ao patrimônio da universidade passarem despercebido. Trata-se de um atentado contra a organização dos estudantes, conquista de duros anos de luta contra a ditadura militar. Esse fato não nos intimida, seguimos combativos e com o apoio dos estudantes em defesa de um futuro otimista.

DCE Movimente-se UEM.

  

3 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe... mas qual o problema da policia entrar dentro da UEM para averiguar um suposto crime?!
A policia n vai sair espancado qual quer estudante q aparecer na frente dele...Juro q eu ainda n compreendo esse medo q muitos estudantes tem da policia entrar na universidade...

Anônimo disse...

'Anônimo' - Seguindo pelo pressuposto de que existe uma vigilância interna que deveria ser efetiva e bem paga, não deveríamos tirar a polícia das ruas, afinal, esta também tem seus problemas.
Esse é só UM dos pontos de vista, mas passaria o dia todo falando dos motivos pelas quais a polícia não deve entrar no campus.

Anônimo disse...

Mas não é para isso q a polícia serve?!Atender o cidadão em qualquer lugar... E convenhamos... Os seguranças na UEM nem arma tem... logo se algo realmente serio ocorrer.. eles n podem fazer absolutamente nada... a não ser chamar a polícia.
Continuo não entendendo o medo de alguns estudantes tem com a polícia... qm tem medo de polícia eh bandido... se vc n faz nada contra a lei... n precisa ter medo...Muita gente fica falando de uma época q ainda nem eram nascido... (Ditadura)