segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Calourada 2012: Boas vindas e alguns esclarecimentos

Mais um ano letivo se inicia!
E com ele, grandes expectativas para o que vem pela frente.

Principalmente aos calouros e calouras, hoje é um dia especial onde euforia e ansiedade se misturam, seja naqueles que estão curtindo um trote regado à zueiras, farinha e ovos, como aqueles mais tímidos e reservados que preferiram ir à aula ou conhecer a UEM mais tranquilamente. Enfim, de uma forma ou de outra, ingressar em uma Universidade Pública tende a ser um momento importante e único!
Então que sejam bem-vind@s! Infelizmente o processo para entrar em uma Universidade Pública é seletivo, restrito e rigoroso, logo, quem entrou na UEM tem lá seus méritos.

Neste ano o DCE - Movimente-se UEM fará uma Calourada mais discreta, diferente do projeto megalomaníaco do ano passado. Reconhecer os erros é algo sempre construtivo, afinal aprendemos (e muito) com a experiência anterior.
Porém, este ano aconteceu algo inusitado: não teremos o patrocínio da Caixa Econômica Federal como tivemos em 2011, via reitoria da UEM.

Coincidência ou não, acontecimentos estranhos ocorreram no final do ano passado para cá.
Depois de um ano conturbado e de muita luta e fortalecimento do Movimento Estudantil, imaginávamos que nosso relacionamento com a Reitoria teria outra cara.
Fomos surpreendidos, ainda em 2011, com uma proposta de patrocínio novamente, e a grana iria ser utilizada em um evento, logo no dia 06/02, onde estariam presentes as Atléticas e o DCE também, e demais atividades da Calourada do DCE.
Tudo certo, tudo garantido e, de repente, um susto: todos os responsáveis por esse patrocínio saem de férias no mesmo período, nenhuma informação é repassada a nós e nem às Atléticas, chegamos no fim de janeiro sem nada confirmado! Somente na sexta-feira, dia 03/02 é que nos informaram que de fato não haveria o patrocínio da Caixa devido a "erros administrativos".

Vale ressaltar que mesmo com a possibilidade de não termos o patrocínio, a UEM nos garantiu o Festival de Bandas e o Manual do Calouro. Por fim, somente o Festival foi garantido (som, estrutura, etc.)
O conteúdo do nosso Manual do Calouro era simples, mas segue o nosso caráter enquanto DCE: combativo e que fala a real conjuntura da Universidade. Isto é, não era agradável aos olhos dos burocratas. Pois, como sabem, temos uma Pauta de Reivindicações tirada na Ocupação da Reitoria do ano passado, algo que os calouros deveriam saber de antemão.
A "desculpa" para não imprimirem os manuais foi financeira. Mas na realidade, isso tem cara de represália e censura, isso mesmo, tudo indica que os textos para o manual dos calouros escritos pelo DCE foram censurados.

Portanto, calour@s, o Manual que estão recebendo não se trata de um Manual do Calouro do DCE! Não confundam! Nosso material será outro, e vamos procurar distribuir a partir da semana que vem.

Essas são algumas ressalvas que tod@s devem ter conhecimento.
Para aqueles que esperaram uma Calourada mais agitada e surpreendente do DCE, pedimos desculpas momentâneas, mas muito ainda há de ser feito! Estamos dando nossos pulos para garantir que a nossa Calourada não seja comprometida, temos até o mês de fevereiro para realizá-la integralmente.

Enquanto isso, nossa dica é que aproveitem os eventos da Calourada dos Centro Acadêmicos! Certamente é um espaço ótimo para integração com os veteranos e veteranas, conhecimento e aprendizado sobre o seu curso.

Procurem também o DCE, fica ali no bloco 06, próximo à agência da Caixa Econômica!
Nosso email é o movimenteseuem@gmail.com, nosso telefone 3011-4205/4522

Pense, participe e Movimente-se!

5 comentários:

Anônimo disse...

Solicitar mudas de arvores típicas e levar os calouros para distribuirem nos semáforo (trote ecológic) eh gratuito.Pegar sacos de lixo e levar os calouros para recolherem possiveis focos da dengue e materiais reciclaveis aproveitando para mostrar a UEM a eles, tbm eh gratuito e faz parte do trote ecológico.

Solicitar a presença do hemocentro móvel e realizar campanha de doação de sangue, tbm eh gratuito e eh um excelente trote social.

Trocando por miúdos... com um pouco mais de organização e menos maconha vocês teriam condições de fazer um trote digno que a entidade DCE da UEM tem capacidade para fazer ...

Nicolle. disse...

Anônimo,não seja apressado (rs)

Vamos soltar nossa programação oficial em breve, e não pense que a ideia foi sua, já sabemos de tudo isso que vc disse (em relação oq dá ou não pra fazer sem dinheiro)

Adiantando, então, dia 09 haverá uma trilha EcoCultural, e tb no dia 09 o ônibus do hemocentro estará no estacionamento do R.U.

Não julgue a organização do DCE sem conhecê-lo,ok? Não sei se vc sabe tbm, estávamos bastante ocupados tb, garantindo que as Bolsas da UEM não fossem cortadas...

Veterano UEM disse...

Lembro da campanha de vcs em 2010 que disseram que o DCE recebe 6 mil reais por mês. E que anualmente, o DCE recebia um valor de aproximadamente 70 mil reais. O que aconteceu com o dinheiro dos estudantes?

Nicolle. disse...

Veterano UEM, entre em contato com seu C.A, ou venha pessoalmente no DCE ver a prestação de contas!
Prestamos contas nos CEEBs, vc pode pegar uma cópia pra vc se quiser.

A diferença com a antiga gestão, Bonde do Amor, é que.. onde eles gastavam tanta grana?

O que temos que relembrar é que tivemos mtos gastos com a ocupação, trazer os campi, etc... estamos dando nossos pulos, mas aos poucos a estabilidade financeira será alcançada novamente!

Anônimo disse...

Olá, desculpe o atraso, mas tenho uma dúvida sobre o trote desse ano. Não conheço direito a universidade, sou calouro 2013 e gostaria de participar do trote do meu curso, mas nas férias fiz uma cirurgia e lama, tinta, ficar sem camisa, qualquer contato direto está proibido pelo meu cirurgião. Gostaria de saber se o trote é obrigatório, digamos, hora marcada e aparece quem quiser, ou "obrigatório":os veteranos te buscam na sala de aula num horário aleatório e você fica sem opções. Estou receoso em ter de parar a "festa" para sair do trote e acabar, talvez, sendo motivo de piadas na turma por não participar ( sabe, aquela situação em que "os mais tímidos e reservados" acabam se sentindo mal). Grato