quinta-feira, 5 de maio de 2011

Movimente-se pelas BOLSAS!

Como já sabemos, na segunda-feira que passou (02/05) foi discutido no Conselho de Administração (CAD) o orçamento de 2011 da UEM. Para que a verba destinada às BOLSAS, no orçamento, pudessem contemplar as já existentes e atender a nova demanda de bolsas solicitadas, seriam necessário um CORTE de 16 horas da Bolsa Formação Acadêmica, vulga “BOLSA TRABALHO”, diminuindo do bolso de cada aluno bolsista R$60,00 no fim do mês.

Com a representação dos estudantes dentro do CAD e mais a pressão do lado de fora da Reitoria de um conjunto de acadêmicos, org. pelo DCE, o orçamento não foi alterado com prejuízos aos bolsistas. O orçamento votado além de contemplar os bolsistas já existentes, disponibilizará verbas para mais 28 novas bolsas. No entanto, todo esse processo referiu-se somente ao montante da verba destinadas as bolsas, pois, como em toda burocracia nada acontece de uma só vez, ainda falta mais um passo a ser dado!

Nesta quinta-feira (05/05), no CAD, “outra” discussão ocorrerá em relação as BOLSAS. Pois mesmo assegurada a verba no orçamento, HOJE estará em debate as 14h00, como essa verba será destinadas as bolsas, ou seja, qual será a efetiva vigência das bolsas.

A Bolsa-Trabalho está longe de ser uma Política de Permanência aos estudantes, ela existe simplesmente pela falta de funcionários na UEM. A posição do DCE em relação a essa bolsa é de que existem gravissimos problemas. Acreditamos que os estudantes vem para cá para cursar sua graduação, desenvolver projetos e não para trabalhar como mão-de-obra barata dentro da universidade, além do mais em algo que não está relacionado a sua formação e ao seu futuro.

Queremos crescimento da universidade, tal qual o surgimento de novos cursos, mas que este seja obrigatoriamente com qualidade, e isso não é o que temos visto até agora! Sabemos que os cortes de verbas tanto do governo federal (Dilma) como do estadual (Richa), virão cada dia mais sucatear a base de nossa universidade, sobretudo no elo mais fragíl, os estudantes. Por isso o Movimento Estudantil tem de se organizar progressivamente. Ontem (04/05), a sala de reunião do DCE ficou lotada de interessados no debate e na movimentação. HOJE é mais um dia para acumularmos força!

Todos temos nossa responsabilidade individuais, mas se não dermos as caras como movimento organizado dos estudantes, nem mesmo nossa formação indvidual será minimamente de qualidade! Venha conosco HOJE 13h30 na frente do DCE para caminharmos em protesto até a reitoria! A nossa formação, e a educação como um todo, dependem da gente neste momento!

Compareçam! Hoje, 13h30 no DCE!

Nenhum comentário: