quarta-feira, 9 de maio de 2012

Evento: Polícia para que(m)? Direitos Humanos na Universidade e na Sociedade


Repressão policial é algo muito comum em nossa sociedade. Constantemente a polícia foge do seu dever de promover a segurança pública da população para coibir e reprimir manifestações e os movimentos sociais e populares. A Universidade não está isenta dos problemas e questões do “mundo externo” a ela. Tráfico de drogas, assaltos e até sequestros estão sujeitos a ocorrer nos campus das Universidades Públicas de todo o país. Mas até que ponto a segurança nestes ambientes se dá através da Polícia Militar?
As instituições públicas de ensino superior são historicamente alvo da repressão policial. Na Ditadura Militar brasileira, universitários dos mais variados cursos foram sequestrados, torturados e mortos! Desde a redemocratização do Brasil, a Polícia só pode entrar em qualquer campus acadêmico mediante permissão da reitoria.
A constante presença da polícia militar no campus, assim como a certeza de haver os chamados “P2” e policiais à paisana em nossa Universidade nos leva a algumas questões: qual o real objetivo da entrada da PM na UEM? Qual o tipo de segurança que precisamos e queremos em nossa Universidade? Polícia para que e para quem? E os direitos humanos?
Por isso, o DCE Movimente-se UEM convida a todos e todas para a mesa de discussão:
POLÍCIA PARA QUE(M)? Direitos Humanos na Universidade e na Sociedade
Debatedores:
Fulvio Luis S. Kaipers – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Maringá
Jacheline Batista – advogada
Prof. Dr. Júlio Santiago Prates Filho – Reitor UEM (A CONFIRMAR)
Dona Flor – ONG de Mães “Justiça e Paz”
Data: 10 de maio
Horário: às 20h
Local: DACESE

Apoio
PróAção UEM
Conselho Popular 
NUCRESS – Núcleo Regional de Serviço Social
Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados de Maringá (OAB)

Realização
DCE Gestão Movimente-se UEM 2011-2012

Nenhum comentário: