quarta-feira, 27 de outubro de 2010

contribuição ao plano de gestão

Amigos, seguem algumas idéias ainda não sistematizadas. espero contribuir minimamente para a discussão:

Princípios

Luta pela efetivação e defesa do princípio constitucional da Igualdade do Acesso à Educação Pública, Gratuita, Democrática e de Qualidade, e pelo dever do Estado de manter e financiar o Ensino Público.

Luta pela participação paritária de todos os segmentos que compõe a Universidade (estudantes e funcionários – incluso professores) na definição dos rumos da instituição e pela autonomia das entidades representativas na indicação de seus membros nos conselhos deliberativos.

REUNIÕES E C.E.E.B.s

Com vistas a impedir o “aparelhamento” do DCE como instrumento partidário, defendemos a liberdade de participação e votação em todas as reuniões do DCE. A gestão do DCE poderá ser composta pelo menor número possível de cargos fixos (presidente, tesoureiro e organização, por ex.) que podem ser rotativos, sendo que todos os outros trabalhos serão feitos por comissões eleitas por votação nas reuniões do DCE. Além disso, o Conselho de Entidades Estudantis de Base (C.E.E.B) MENSAL deverá ser marcado e divulgado com a antecedência devida, sendo a pauta detalhada publicada no site do DCE, enviada aos Centros Acadêmicos e veiculada em programa de rádio semanal do DCE a ser criado, para que todos possam informar-se, definir posturas e formular propostas sobre os assuntos em pauta. Os resultados dos C.E.E.B.s e a prestação de contas mensal devem ser expostos no site logo após a realização dos mesmos. Fora destes espaços, organizar uma Ouvidoria Estudantil permanente no DCE.

REPRESENTAÇÃO NOS CONSELHOS
Garantir autonomia política do DCE frente à reitoria, discutindo os assuntos em pauta nos Conselhos superiores nas reuniões e nos C.E.E.B.s para que haja uma defesa fundamentada e consciente dos interesses dos estudantes.

INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA
Promover o contato com os movimentos sociais, sindicais e estudantis dentro da UEM com a intenção de unificar suas lutas em comum, criação de um Fórum Permanente de Integração Universitária.
Realização de palestras, fóruns, debates e mini-cursos sobre a história da UEM e da cidade de Maringá, antigos militantes do movimento estudantil e sindical, de modo a manter viva a memória política da UEM e de Maringá.
Criação de um Fórum Interdisciplinar Permanente, para promover debates, seminários e mini-cursos a fim de aumentar o diálogo entre as diversas áreas. (Ex: Filosofia e Física, Engenharia Química e Ciências Sociais, Agronomia e Geografia, Economia e Ciências Contábeis, etc.)
Divulgação no site do DCE da lista de todos os grupos de estudo da UEM, locais e horários. (Ex: Curso de Filosofia: Grupo de estudos de Física Quântica e Filosofia – quarta-feira, 19:00, H-35 , Grupo de estudos de Teoria crítica da sociedade, segunda-feira, 17:30, H-35, e assim por diante.)
Realização de exposições, apresentações culturais, saraus literários, concursos, exibição de filmes, etc.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E EXTENSÃO
Fazer valer a função social da Universidade, colaborando com projetos de extensão que beneficiem a comunidade (cooperativas de trabalhadores, movimentos sociais, estudantes, etc.)
Lutar pela abertura de uma creche universitária ou ampliação do número de vagas na existente, para ajudar as mães e pais universitários.
Lutar pela permanência da Assistência Jurídica da UEM, atualmente ameaçada de extinção.
Dar vida à discussão política na Universidade, promovendo debates com parlamentares de diferentes tendências políticas de Maringá e região, entre os candidatos das eleições que acontecerem durante a gestão da chapa etc.

COMUNICAÇÃO
Jornal do DCE com espaço reservado aos Centros Acadêmicos, em versão online e impressa.
Site e Fórum virtual do DCE.
Programa de rádio semanal na rádio da UEM para divulgar assuntos em pauta, datas de reuniões e de C.E.E.B.s, bem como entrevistas com acadêmicos, funcionários e comunidade externa.
Utilização de som na saída do RU para manifestações artísticas e avisos de reuniões, eventos e pertinentes.

ESPAÇO FÍSICO DO DCE

Disponibilizar no DCE um acervo de filmes, livros e cd’s para empréstimo mediante a apresentação do RA.
Colocar no DCE uma televisão, um DVD e sofás para que os filmes de curta ou longa metragem, documentários, etc., possam ser assistidos a qualquer momento.
Reservar um espaço no DCE para o movimento de troca livre, ou free cicle, através do qual os alunos simplesmente doam a outras pessoas objetos que não estejam utilizando e pegam livremente objetos lá deixados por outros.
Organizar a documentação do movimento estudantil da UEM.

6 comentários:

Anônimo disse...

Algumas considerações para fomentar a discussão:

Primeiro uma coisa que já discutimos em nossa reunião: O DCE funciona como coordenadorias, assim são necessários apenas um coordenador geral e outro de finanças na gestão. Contudo, acredito que podíamos fazer da seguinte maneira. Colocarmos uns 2 ou 3 como coordenadores de finanças e o todos os outros de coordenador geral. Tendo em vista apenas cumprir a formalidade do estatuto do DCE. Digo isso porque acredito que dentro da gestão temos que nos dividir em comissões eleitas em reunião para tocarmos o dia a dia.

Segundo, o que tange a representação nos Conselhos, acredito que tínhamos que fomentar a discussão na base para que elas elejam seus representantes. Isso tem até no Estatuto da UEM e só vi acontecer uma vez na minha trajetória dentro da universidade. Esse foi até um grande erro da antiga Caminhando, pois não conseguimos fazer isso.

O resto do que foi colocado eu tenho acordo. E pra terminar, parabéns Pati, foi muito boa a colocação da creche para pais e mães universitários. É uma bandeira super imporante que pouco levantamos.

Vou tentar mais tarde colocar um pouco mais sobre o que elaborei para o programa.

Há-braços,
Phill

Carlos Ramos disse...

Olá, gostaria de saber o que vocês representam no cenário político da UEM.
Tem alguma filiação/afinidade com a antiga caminhando ou com o atual bonde, têm uma proposta independente..
Exatamente "onde" vocês estão?

Obrigado desde já pela atenção.
ATT. Carlos

Patrícia disse...

Phill, por mim pode ser assim, sim. Escrevi isto antes da última reunião. A eleição dos representantes nos conselhos é importante mesmo, poucos alunos sabem sequer quem é o dito cujo representante do seu centro...

Carlos, o grupo é formado por uma maioria de pessoas não filiadas a partidos, que atuam em seus CA's, em projetos de extensão, cineclubes, no Proação, etc. Há algumas pessoas do PSTU e do PCB, até onde eu sei, mas é bastante clara a não pretensão de aparelhagem do DCE, aliás, uma das nossas bandeiras principais. Trata-se de uma frente de esquerda formada por duas das chapas que concorreram às eleições do ano passado: Vamos à Luta e Descentralize, e outras pessoas que não fizeram parte de nenhuma delas.
Taí, talvez fosse interessante a galera dizer o que faz... eu faço filosofia, participei da Descentralize ano passado. Faço parte da comissão de eventos do IPEGESP (Intituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociais e Políticos), que tem promovido debates na UEM, e também tenho participado das reuniões do recém-formado PCB de Maringá, ainda que não seja filiada (pois o PCB não faz mais filiações a não ser que se faça questão).
Algumas pessoas do movimento fizeram parte da Caminhando.
Definitivamente, estamos à esquerda e em oposição ao Bonde e à Alteração (esqueci o nome que estão usando agora), e com uma proposta distinta de todas as gestões anteriores, pelo menos até onde a memória se mantém viva...

é isso... sinta-se à vontade para discutir conosco aqui no blog ou nas reuniões.

Érico Matos disse...

Pati Alteração (PT e filiados que saíram do Bonde) estão usando o nome de N.D.A - Nenhuma Das Anteriores, que de nenhuma das anteriores não tem absolutamente nada, incluindo membros da direção do bonde desse ano...

Mas, beleza é somente isso.

Alex Willian disse...

Essas máscaras vão cair Érico! Oh glória!

Unknown disse...

Galera o facebook e o twitter da campanha ja esta no ar.
Adicionem: http://twitter.com/#!/movimenteseuem
http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100001764007970
Na proxima reuniao passo o login e a senha para todos terem acesso.
Quanto as propostas tenho pleno acordo.
Vou tentar pensar em alguma proposta com relação as discussões sobre gênero.
Valeu.