terça-feira, 12 de junho de 2012

PARALISAÇÃO NA UEM!

No dia 5 de junho, terça-feira passada, uma assembleia no R.U reuniu cerca de 500 servidores da UEM.
A proposta do Governo da equiparação salarial docente, que havia sido acordo com os professores que até dia 1º de maio iria à Assembleia Legislativa (A.L), não foi cumprida. Até hoje nada foi enviado à A.L.
Para além disso, a reunião dos PCCCs dos servidores, marcada para semana passada, foi adiada em 10 dias (para 15 de junho), ou seja, os servidores das Universidades Públicas do Paraná estão sob constante enrolação.

Por isso, nós, estudantes, devemos apoiar a luta dos docentes e técnicos que reivindicam pautas legítimas e essenciais às categorias, sem deixar cair na maior precarização e privatização da Universidade Pública!!!


Nota de apoio do DCE-UEM gestão Movimente-se UEM a paralisação dos servidores do dia 12 de junho.

Nao é novidade para ninguém os ataques que a UEM vem sofrendo há tempos por parte do governo do estado na figura do governador Beto Richa. Sucessivos cortes de verba e uma política de expandir a Universidade precarizando-a. Falta de combustível para transporte de estudantes nas saídas de campo, falta de professores e funcionários, blocos que nunca terminam, quase inexistência de assistência estudantil, salas e laboratórios sucateados fazem parte do cotidiano de estudantes, funcionários e professores.

Estudantes sentem essas questões na pele diariamente, mas o quadro não é diferente com os professores e servidores, exemplo disso são as diminuições de direitos impostas por parte do governo estadual. Reposição salarial abaixo do reivindicado pelas categorias, não contratação de servidores e professores(somente por fluxo contínuo, sem expansão) e plano de carreira, fim do TIDE para os docentes e principalmente o que vem por ai com a terceirização (indicada para o setor da vigilância e zeladoria) que é a principal forma de o governo deixar de investir na educação, privatizando-a aos poucos e cortando inúmeros direitos conseguidos pelos trabalhadores com muita luta.

Hoje mais de 50 Universidades Federais estão em greve, lutando contra o descaso também do governo federal com a educação, descaso esse expresso especialmente pelo baixo investimento e por políticas de expansão precarizada como o REUNI (que mês passado completou 5 anos de implantação), que nas Universidade estaduais não tem o mesmo nome mas que vem da mesma forma (vide os 14 novos cursos somente de graduação criados na UEM em 1 ano somado com o corte de verbas de 38% do governo estadual). NÃO TEMOS QUE ESCOLHER ENTRE UMA UNIVERSIDADE ELITIZADA OU UMA EXPANSÃO PRECARIZADA!

É por isso que o DCE-UEM gestão Movimente-se UEM vem expressar seu apoio a paralisação dos servidores do dia 12 de junho e faz um chamado para que servidores, professores e estudantes se unam contra os ataques a educação na luta por uma Universidade PÚBLICA, GRATUITA e de QUALIDADE!


Pense, participe, paralise e Movimente-se UEM!

Nenhum comentário: