quarta-feira, 21 de março de 2012

Repasses da Assembleia dos Estudantes (20/03)

Ontem, terça dia 20/03, aconteceu na UEM 2 importantes assembleias:
As 16h a assembleia dos docentes puxada pela SESDUEM, e logo após, por volta das 19h30, a dos Estudantes.

Na Assembleia dos Docentes, foram apresentadas as contrapropostas do governo do estado em relação a reivindicação salarial. Os docentes da UEM não aceitaram nenhuma das propostas e marcaram uma assembléia para sexta feira dia 23/03, às 9h no DACESE, para discutir principalmente o indicativo de greve!

A base dos professores está bastante tensa, e tende à radicalização da luta. Eles estão bastante descontentes com as negociações que rolaram entre os reitores e os secretários lá em Curitiba. Temos notícias de que pelo menos a UNICENTRO e a UEL estão com sério indicativo de greve.



Logo após a assembleia da SESDUEM, iniciou-se a assembléia dos estudantes. Debatemos a necessidade de pautarmos nossas reivindicações de forma autônoma. Construindo um movimento estudantil independente, que defenda suas próprias pautas. Temos que lutar pela unificação! Mas não à reboque das diretorias dos sindicatos! 

Enquanto o movimento sindical detém a greve como forma de luta, o Movimento Estudantil tem, para além das Pautas Acordadas da Ocupação da Reitoria, a mobilização dos estudantes! Na assembleia não foi descartada a possibilidade de ocuparmos a reitoria de novo esse ano, pois é um meio de luta para termos mais força e visibilidade.

Ressalta-se também a necessidade da retomada do trabalho de base, passagem em sala, realização de assembleias de cursos e de Centros da Universidade...

A Assembleia deliberou:

- CEEB (conselho estudantil das entidades de base) para o dia 24 – Sábado.

- Ato para o dia 28/03, com entrega (mais uma vez) da pauta estudantil para a reitoria, pressionando para que sejam retomados os prazos! O prazo da resposta do reitor a nós será dia 11/04.
- A mobilização será pautada no corte de verbas e a pauta da ocupação;
- A construção de um material com os dados técnicos sobre o corte de verbas, fazendo as informações circularem entre os estudantes.

Soltaremos a ata completa da assembleia em breve.

Chega de enrolação! Educação é prioridade.
Pense, participe e Movimente-se!!! 

5 comentários:

Anônimo disse...

Manifestação, sim. Mas ocupar a reitoria, isso já é demais. Depredar o patrimônio público como foi feito da última vez é vandalismo. Isso não leva a nada.

Nicolle. disse...

Caro anônimo,

Não houve depedração na reitoria... ocupação e depedração não são sinônimos!

Anônimo disse...

A UEL aceitou a proposta do governo. Por um lado o não indicativo de greve acalma estudantes, por outro é vergonhoso esse passo atrás dado pelos docentes da UEL.

Anônimo disse...

Porque o DCE não tenta conversar com os outros DCE e faz um ato em curitiba. Adianta levar pauta de reinvindicação para o Reitor? O corte é do governo do Estado.

Nicolle. disse...

Anônimo 1: Realmente, o recuo dos docentes em relação às propostas do governo é vergonhosa. Na UEM não foi diferente, infelizmente.

As diretorias dos sindicatos estão claramente manobrando as decisões, já que é muito claro a disposição dos professores em radicalizar, porém as diretorias dos sindicatos com discursos brandos correm o sério risco de desmobilizá-los...

Anônimo 2: Sobre os DCEs das outras estaduais, já estamos nos articulando! Leia os encaminhamentos do que rolou em curitiba no dia 07/03 (http://movimenteseuem.blogspot.com.br/2012/03/repasses-ato-em-curitiba-e.html).
Com certeza manifestações em curitiba são válidas, porém, o reitor é o intermédio entre a UEM e o governo. Ele que estava indo semanalmente para Ctba para resolver as questões orçamentárias, de contratação e da equiparação salarial dos professores, logo, está na hora dele cobrar tbm a nossa pauta!