terça-feira, 11 de outubro de 2011

1ª SEMANA DE DEBATES - PROAÇÃO

Em comemoração aos dois anos de trabalho do Programa Integrado de Ação Social (PROAÇÃO - UEM), será realizada uma semana de debates com assuntos imprescindíveis ao conhecimento da comunidade interna e externa da UEM. Estão todos convidados a vir participar:

• Segunda (17), às 19h30min. No auditório DACESE (Bloco 125)
Tema: "Direito Humano à Alimentação Adequada – Da produção ao consumo."
Assunto: Os modos de produção alimentíci...a na atualidade, com os seus riscos (como o agrotóxicos) e cuidados para com a saúde dos produtores e consumidores.
Debatedores: 1)José Ozinaldo A. Sena - UEM; 2) Ednaldo Miquelon - UEM; 3) Vanessa Gardim – Via Campesina.

• Terça (18), às 19h30min. No auditório DACESE (Bloco 125)
Tema: "Privatização das Universidades Públicas - Um processo em franco crescimento"
Assunto: Se a função social da universidade visa atender as necessidades da população ou as demandas do mercado. UEM para que(m)?
Debatedores: 1) Leandro Modolo - DCE/UEM; 2) Prof. João dos Reis - UFSCAR; 3) Valdir Anhucci - FECEA.

• Quarta (19), às 14h00min. No auditório do Bloco C 34
Tema: "Política de Assistência Social (vs.) Práticas Assistencialistas"
Assunto: O que a Universidade deve desenvolver para realmente ajudar aqueles que necessitam de uma política de assistência estudantil.
Debatedores: 1) Ozana das G. Ferreira - DCT/UEM; 2) Profª Cristiane - UNIOESTE; 3) Cilena Dias Silveira - NUCRESS.

• Quinta (20), às 19h30min. No auditório do NUPÉLIA
Tema: "Sustentabilidade Ambiental nas Instituições de Ensino Superior"
Assunto: Como vem sendo analisados e tratados os problemas [e suas respectivas soluções] ambientais nas Universidades.
Debatedores: 1) Marino Elígio Gonçalves - UEM; 2) Doris Marli P. P. Silva - UEM; 3) Darci B. Campani - UFRGS.

• Sexta (21), às 19h30min. No auditório DACESE (Bloco 125)
Tema: "CEBES – Uma trajetória de luta em defesa do SUS"
Assunto: A importância da luta por melhorias na saúde coletiva e a contribuição que o CEBES (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde) teve e tem nessa área.
Debatedores: 1) Maria Lucia Frizon - Unioeste; 2) Maira Jose Scochi


Contamos com a sua presença, e sinta-se a vontade para convidar mais pessoas!


"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." (Paulo Freire, 1987)

Um comentário:

Anônimo disse...

QUANDO VEEM PROTESTOS VIOLENTOS LONGE DAQUI, DIZEM QUE SÃO MOVIMENTOS DEMOCRÁTICOS. QUANDO OS PROTESTOS SÃO AQUI, DIZEM QUE SOMOS AGITADORES.

Site: vermelho.org.br

Veteranos também participam de ocupação em Wall Street

Dois Marines das forças armadas dos Estados Unidos foram entrevistados por blogueiros que participam do movimento Ocupe Wall Street, denunciando a manipulação da mídia, que mostra os manifestantes como "agitadores" e "antiamericanos".

A blogueira Angela Wade entrevistou dois Marines, veteranos de guerra das Forças Armadas dos Estados Unidos, que participam do movimento de protesto "Occupy Wall Street".

Veja abaixo a entrevista, reproduzida pelo blog brasileiro Redecastorphoto:

Sean Hannity, da rede FOX, entrevistou alguém que participava do movimento Occupy Wall Street; disse que os que protestam na rua seriam “antiamericanos”.

Republicanos e jornalistas da rede FOX News falaram sobre os manifestantes, dizendo que seriam “hippies sujos, nazistas, socialistas, marxistas, idiotas, gente sem educação ou agitadores baratos”.

Nós entrevistamos dois Marines veteranos, que combateram pelos EUA e lá estavam, participando de Occupy Wall Street. Ouçam o que eles disseram [fala transcrita e traduzida]:

Vejam o vídeo:

Marine Vet at # OccupyWallStreet Tells Sean Hannity to “F**k Off”



Marine à esquerda da tela: Estou aqui por várias razões. Não acredito nessa guerra, quero que nossos irmãos e irmãos soldados possam voltar para casa. Aquela guerra é uma farsa.

Marine à direita: Como os outros 99%, estou afogado em dívidas e fui despejado. Tenho duas graduações, trabalho em tempo integral e não consigo pagar minhas dívidas. Minha bolsa de veterano (“GI Bill”) só dá para comprar os livros do semestre.

Marine à esquerda: Acho engraçado que a Fox diga que somos agitadores. Quando veem protestos violentos longe daqui, dizem que são movimentos democráticos. Quando os protestos são aqui, dizem que somos agitadores. Muito irônico. A rede Fox que vá se foder. É o que tenho a dizer a eles.

Marine à direita: Claro que não somos antiamericanos. Todos aqui amam nosso país e querem ver o país crescer. O que queremos, queremos para todos. Estamos aqui lutando pelos direitos de todos. Estou aqui para defender os direitos de todos nós e ficarei aqui até o fim.

Traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu