segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Grito dos Excluídos MARINGÁ

GRITO DOS EXCLUÍDOS MARINGÁ
SETE DE SETEMBRO
Concentração às 10:00 na Praça Raposo Tavares

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:

* Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e re...nda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
* Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
* Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.

As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos – e se estendem por todo o território nacional.

(http://www.gritodosexcluidos.org/)

Aqui em Maringá o Grito dos Excluídos assume a defesa de 3 bandeiras principais:

- A revogação do corte de verbas de 38% na educação promovido pelo governo de Beto Richa, manifestando o apoio aos 8 dias em que estudantes da UEM ocuparam a Reitoria.

- A defesa do Movimento dos Trabalhadores por Moradia, defendendo a ocupação das casas do Conjunto Atenas II.

- Contra o novo Código Florestal, a Usina de Belo Monte, e em defesa da reforma agrária e da agroecologia.

Nenhum comentário: