domingo, 12 de dezembro de 2010

Polêmica na UEM: Você acha que a mesa de sinuca deve continuar no DCE?

Após dois anos de gestão do Bonde do amor e sua política de “atrair” o estudante para a entidade, vale a pena repensar até que ponto essa política realmente atendeu à demanda dos estudantes. É nesse sentido que queremos discutir a necessidade de dispormos uma mesa de sinuca na maior sala do DCE. Para muitos essa questão é bastante simples e de fácil solução. Porém, se pensarmos com cuidado veremos que esse assunto esbarra em outros pontos que são importantes para a decisão de manter ou não essa mesa à disposição dos estudantes.

Depois de assumir o DCE, a gestão Movimente-se UEM decidiu devolver a mesa de sinuca nesse período de férias e com isso poupar o aluguel referente a esse período. Entretanto, queremos decidir junto com os estudantes e por isso já temos um ponto de pauta para nossa primeira Assembléia da gestão que irá ocorrer no início do ano letivo de 2011. E aí, o que você acha, manter ou não manter a sinuca no DCE?

Por um lado é importante que na Universidade existam espaços de convivência e que também ocorram atividades de lazer. Sabemos de outras Universidades Públicas no Brasil nas quais os próprios estudantes reivindicaram e lutaram por espaços deste tipo, como sala de jogos, arena para apresentações (ou concha acústica), sala de musculação e ginástica, praças para leitura ou descanso, entre outros. Por outro lado, na UEM, enquanto o bonde do amor disponibilizava mesa de sinuca no DCE, muitos Centros Acadêmicos ainda nem possuem espaço físico para realizar suas reuniões. Nas extensões, o mesmo problema ocorre.

Por um lado a mesa de sinuca atrai o estudante para o DCE.
Por outro lado o estudante pode restringir sua participação ao lazer.
Por um lado o estudante quer atividades recreativas, para relaxar e descontrair.
Por outro lado o relaxamento por si só não resolve nada.

E VOCÊ, O QUE PENSA?

Vote aqui ao lado na enquete sobre a mesa de sinuca no DCE.

PENSE, PARTICIPE, MOVIMENTE-SE!

32 comentários:

Jessica disse...

eu acho que tem que manter porque era uma das únicas coisas boas que tinha no dce...

e olhe que nem tinha muita coisa


eu mesma conheci pessoas legais jogando sinuca no dce

eu voto pra manter!

Anônimo disse...

agora chegou a vez do Movimente-se brincar???
PELO AMOR DE DEUS, só serve para o povo matador de aula ou afins. Imagine se a reitoria também tivesse uma o que os estudantes falariam??? Mas como é DCE, pode (pq??); o estabelecimento não deveria ser casa de jogos! Ou a política estudantil pode ser discutida numa partidinha?? Que bela política!

Estudante de Arquitetura disse...

Aff... tá bom tá bom.. para começo de conversa discutir se a mesa é boa ou não para o dce é piada né ? 99% dos alunos nem sabe para que serve o DCE para falar a verdade.. e se fossemos discutir os beneficios da prática de sinuca.. é claro que iria dizer que todas empresas.. prefeituras.. até o palacio do itamarati deveria ter uma para se fechar acordos internacionais disputados no taco.. mas enfim.. acho que só de levantar essa questão se ela deve ou não existir.. é piada demais para com os estudantes.. que se foda-se tem ou não a mesa.. um monte de merda.. ou gente a toa na sala... caralho.. vamo partir para a conversa mais séria, beleza ?

Cibelle disse...

Estudante de Arquitetura,

A questão não é ser piada ou não. Acredite, muitos alunos da UEM, são favoráveis a mesa de sinuca dentro do DCE, e não discutir este assunto com a comunidade acadêmica, de maneira horizontal, iria totalmente contra nossos propósitos de descentralização, você consegue ver?
É exatamente pelo fato de muitos universitários acharem que a mesa de sinuca deve continuar que estamos levando esta discussão para todo o câmpus, e isto não significa que seja algo que a atual gestão defenda! Apenas queremos que todos os alunos participem das escolhas e mudanças do DCE.
Você pode pensar que talvez seja piada discutir este assunto, mas acredite, muitos são aqueles que defendem com unhas e garras a continuação da mesma. E aí? O que faremos com o posicionamento destas pessoas? Tomamos uma decisão sem consultar os demais alunos, ou trabalhamos em conjunto para encontrar o que seja melhor para todos?

Particularmente, eu sou totalmente contra a existência de uma mesa de sinuca dentro do DCE. Mas sei que há aqueles que não pensam como eu. Acredito que o melhor seja trabalhar o assunto para encontrar uma saída que atenda de maneira representativa os estudantes, e não instituir que algo será assim ou assado...

É isso..

Abraços

Anônimo disse...

Acho muito importante o espaço com a mesa de sinuca pois é o único lugar dentro do campus aonde pode haver interação entre alunos de diferentes cursos, tendo em vista que os blocos costumam ser bem isolados, e geralmente muitas das aulas de cada curso são realizadas sempre no mesmo bloco.

Rodrigo - História disse...

Eu acho que poderíamos retirar a mesa de sinuca e colocar no lugar vários fliperamas!!! Um Som bem turbinado!! disponibilizar geladeira e tudo mais!!!

Poderíamos também poder jogar war de madrugada!!!

é isso um DCE de todos aberto 24hs!!!

Gabriel disse...

Eu pessoalmente, sou contra uma mesa de sinuca no DCE não devido à algum moralismo, mas sim devido a crença pessoal de que "participação" de uma entidade representativa da UEM se limite apenas à mesa de sinuca, calouradas com bandas famosas ou com galinhada na madrugada.

Parto da idéia de que como estudantes, nós possuímos interesses específicos; embora divergentes em vários momentos, muitas vezes específicos.

Por isso que concordo quanto à formação de instrumentos de democracia direta para que o máximo de indivíduos se sintam representados na entidade, afim de quebrarmos a idéia de que sentimento de pertencimento e representatividade se resumem à atividades de lazer.

Por si só, acredito que nenhuma forma de lazer aliena um indivíduo de seu direito de manifestar sua opinião, mas o uso de alguma forma de recreação afins de que não se interessem nas decisões tomadas por apenas um grupo seleto de eleitos anualmente.

Enfim, acho que o fato da Movimente-se estar propondo meios de participação efetiva para que se decida realmente de modos realmente democráticos sobre tal assunto e de modo que respeite a decisão do coletivo, devemos tentar uma vez ao menos.

Abraços.

Unknown disse...

Ao último anônimo: não acho que a mesa de sinuca transformava o espaço físico do DCE no "único lugar dentro do campus aonde pode haver interação entre alunos de diferentes cursos". Pessoalmente, eu nunca joguei sinuca no DCE e sempre interagí com estudantes de diversos cursos. Em todo o campus e fora dele eu sempre encontro meus amigos, especialmente no R.U. e nas cantinas. A mesa de sinuca gera um gasto para o DCE de 600 reais por ano, o que pode ser melhor utilizado em outras formas de promover a interação entre os alunos. Na prática, sempre via as mesmas pessoas jogando sinuca todos os dias, das quais a maioria eram simplesmente simpatizantes do Bonde. Eu me preocupo muito com o pensamento de que a única coisa que o DCE serve é para ter uma mesa de sinuca e para pagar 14.000 de cachê para bandas. Pessoalmente eu troco muito idéia com a galera de outros cursos nos sarais, que infelizmente o Bonde se negou à realizar com freqüência em sua gestão de mais de dois anos (no ano passado não realizaram nenhum sarau, e neste ano realizaram apenas 2). A mesa de sinuca não é solução para os problemas da UEM e banaliza o movimento estudantil. Sinuca eu jogo no boteco tomando uma cerveja. Mas isso é só minha opinião pessoal. De qualquer forma, se a maioria dos alunos da UEM quiserem que a mesa volte em uma Assembléia da Gestão, ela voltará.

Rodrigo - História: Tem uma geladeira no DCE que funciona e estará disponível para os alunos usarem. Por algum motivo, o Bonde em seus 2 anos de gestão decidiu deixar esta geladeira escondida na dispensa. Em relação ao som, com certeza deveria ter um som no DCE. A música melhora muito um ambiente. Jogar War de madrugada seria legal mesmo Rodrigo, mas a galera que está no DCE também precisa dormir, estudar e trabalhar. Mas quem sabe não rola organizar isso em algum dia que outro. Em relação ao flipperama, sei que seria legal mas não acho que o DCE é um lugar para isso. O que gostariamos é de conseguir um salão de jogos do DCE, aí rolaria ter mesa de sinuca e quem sabe um flipperama. Mas tem tv no DCE hein, se quiser traz um nintendinho aí para jogar. Apresente tudo isso nas Assembléias da Gestão, você será ouvido e se a maioria dos estudantes concordarem será aprovado.

Rodrigo psico disse...

eu gosto bastante de jogar uma sinuca, de preferencia tomando uma cervejinha e fumando um cigarrinho - coisa que não dá pra fazer no DCE..

mesmo se fosse permitido o consumo de bebida alcólica dentro do campus, ainda assim eu seria contra essa mesa no DCE..

mas se tivesse um quiosque ou algo do tipo que servisse de salão de jogos - um espaço específico pra isso - aí sim eu não vejo muitos problemas.. mas no DCE não, não é lugar pra isso...

mas se na Assembléia ficar decidido que os estudantes querem a mesa no DCE, aí fazer o que né, aí acho que vou lutar pela liberdade de consumo de álcool e de tabaco nos interiores do campus - assim eu vejo graça em jogar sinuca!

mas a sANTA marli e sua bendita lei seca tirou isso de nós - dos poucos bares que restaram no Jd. Universitário, quase não existe mesa de sinuca pra jogar!

Anônimo disse...

Bartô é mais 600,00 para vc e o pessoal do Pstu e Psol tomarem cachaça não é não, deixa a galera jogar seus neuroticos.

Unknown disse...

Em primeiro lugar, eu pago o que eu consumo com o dinheiro do meu bolso.

Em segundo lugar, geralmente eu tomo cerveja enquanto eu jogo sinuca (o que é raro) e não cachaça.

Em terceiro lugar, sou socialista libertário e portanto anti-partidário.

Em quarto lugar, o que for decidido nas Assembléias da Gestão será cumprido. Ou seja, se for decidido pelos estudantes através do voto universal que a mesa de sinuca deve permanecer no DCE, ela vai permanecer no DCE independente da vontade qualquer pessoa da chapa Movimente-se UEM.

Anônimo disse...

Bartô, na realidade quem vai mandar mesmo é o Phil e o Bruno Coga vc vai ser usado pelo "partido" grande socialista libertário é vc em Bartô.
Até março o DCE estará ligado ao Anel e dominado totalmente pela meia duzia do PSTU, o Bartô por exemplo pelo que conheço o seu carater vai sair do DCE por não concordar com as maracutaias, sem antes porém tomar muitas "cervas" junto com a turma rsrsrsrsrsrs.

Paulinha disse...

Eu não sei o que a namorada do Bartô tem na cabeça de namorar um traste deste, gente...eu conheço um cara que tem grana e faz Agronomia e é gamado na mina, larga do Bartô fia, deixa de ser burra!

Unknown disse...

Anônimo, quem vai mandar no DCE durante a gestão Movimente-se UEM são os estudantes por meio do voto universal nas Assembléias da Gestão. Com certeza se eu ver algo de errado eu vou denunciar e tomar providências, mas não creio que isso aconteça, porque afinal das contas, não somos a Chapa Quente o Bonde do Amor.

Unknown disse...

Paulinha, minha vida pessoal não é o que está em pauta aqui, e sim o DCE. Mas de qualquer forma, só para te informar (já que você parece tão interessada), eu não namoro desde maio.

Marta disse...

BARTOLOMEU VOCÊ É UM GATO!
QUER NAMORAR COMIGO?

Fabian disse...

Felicitaciones a los ganadores de la gran lucha que derrotó a las costras y, principalmente, al camarada BARTOLOMÉ DE NACIMIENTO un hombre de gran coraje y la lucha contra el estudiante causas.
Aquí en Buenos Aires y sus amigos BARTOLOMÉ saludar a la gran victoria en la UEM DCE.

Unknown disse...

Obrigado Marta, assim eu fico tímido :)

Joao disse...

Que Demagogia pessoal!

O primeiro ponto de pauta de uma assembleia ser sinuca é muito ridículo!

Vocês não discutem cotas com os alunos...
Mas publicam e fazem ações!! e querem reunir os alunos para discutir sinuca!

Isso sim é enrolar e fingir uma decentralização!

Aonde está o xérox do DCE a cinco centavos.. isso vocês não discutem!! Assumiram e fazem igual as outras gestões? porque o preço do Xérox do DCE ainda está o mesmo!?

Anônimo disse...

pessoal,

sinto dizer que o Joao ai em cima esta quase certo, nao que sejam demagogos mas, a forma com que se pretende descentralizar a entidade deve primeiro respeitar o carater das pessoas que correram em campanha e apresentaram suas ideias e pensamentos na tentativa de formarem um grupo coeso capaz de cometer alguma mudança por aqui, e colocar a mesa de sinuca nesse papo é meio foda de se entender.
Voces podem e devem se preocupar com a transparencia e a transversalidade sim, mas não em um ponto de pauta como esse.
Essa mesa de sinuca ja deveria estar fora dai desde o primeiro dia, e a abertura se dar na medida em que ouvissem as propostas para uma sala de jogos ou sei la o que!
É natural e que uma gestão tenha a cara das pessoas que a compoem, (sem picuinhas de passado em partido ou movimentos)e esta claro que a maioria ai não quer esta mesa. Tenham coragem, ou então é esatamente a confusão que está se dando entre horizontalidade e horizontalismo que há de destruir esse maravilhoso grupo de pessoas as quais acreditamos poder (falo em nome de muitos amigos de buteco, discussoes, e trabalhos artísticos) se quiserem e conseguirem se entender, um pouquinho de arte e cultura junto com a responsabilidade de indivíduo, tão ausente nessa crise contemporanea de moral a qual vivemos.

até.

Unknown disse...

João, a questão da mesa de sinuca e das irregularidades do processo de seleção por cotas sociais, assim como uma série de outros assuntos, serão discutidas em assembléia. A mesa de sinuca de forma alguma será o único ponto de pauta. Antes da primeira Assembléia de Gestão serão realizadas 2 Reunioes de Formação de Pauta (nos 2 primeirs fins de semana à partir do início das aulas), em que todos os alunos terão o mesmo direito à voz e voto para decidir a pauta de votação da Assembléia de Gestão. Com certeza a questão da mesa de sinuca não é um ponto essencial, mas vários alunos já se manifestaram contra a retirada da mesa, como pode ser evidenciado numa enquete na comunidade da UEM no orkut, e portanto são os alunos que devem decidir se ela deve voltar ou não. Nas Assembléias de Gestão serão votados vários pontos de pauta, e não apenas um ou dois. Alguns serão de importância e relevância maior, como o xerox por exemplo, e outros serão de importância menor, como a mesa de sinuca.

Em relação ao xerox, em nenhum momento na campanha a Movimente-se UEM prometeu o xerox à 5 centavos. Se você tivesse lido direito o que estava no flyer, ele apresentava o fato que na USP o xérox é 5 centavos e aqui é 12. Ou seja, apresentou uma problematização e mostrou que é possível ser diferente, usando o caso da USP como comparação.

Assumimos a gestão do DCE no dia 8 de dezembro, com a UEM vazia pois a maioria dos alunos já estavam de férias. Realizar uma Assembléia nas férias não faz sentido, e por isso as Assembléias, as Reunioes de Formação de Pauta e os CEEBs serão realizados uma vez que voltarem as aulas. Pressuponho que você não é burro, e ao pressupor isso não me resta alternativa à não ser classificar teu comentário como meramente oportunista.

Para terminar, a maioria dos xérox tem contrato com os Centros Acadêmicos, e não com o DCE. Nesse sentido, o DCE não pode fazer nada à não ser tentar convencer os CAs à reverem os contratos de xerox que possuem. O DCE possui um xérox que é terceirizado (isso vem de gestoes anteriores), e isso sim podemos rever para quebrar o monopólio de 12 centavos na UEM. Além disso, estamos num diálogo com a UEM para tentar reduzir o preço do xérox da BCE, que também é 12 centavos e não é terceirizado. Um dos maiores compromissos de nossa gestão (na minha opinião) é a questão do xérox, e sem dúvida alguma tentaremos mobilizar os estudantes para mudar o status quo.

Unknown disse...

Anônimo, assim como você eu não concordo com a mesa de sinuca no DCE. Ela já foi retirada para não pagar seu aluguel nas férias sendo que ela não seria usada. Mas acontece que a opinião pessoal minha ou tua é irrelevante, o que importa é o que os estudantes decidirem em assembléia por meio do voto universal. Todos os argumentos que eu tenho e que você tem contra a mesa de sinuca devem ser expostos nas Reunioes de Formação de Pauta e nas Assembléias. Eu acredito que os estudantes da UEM serão sensatos e não votarão para que a mesa volte (especialmente porque esse espaço também será cedido para que os CAs que não possuem espaço físico realizarem suas reunioes), mas à partir do momento em que vários alunos se manifestam à respeito de um assunto é necessário ouvi-los. Vamos tentar conseguir uma sala de jogos, mas não temos como prometer que conseguiremos isso da UEM.

A questão da mesa de sinuca não é grande coisa, será provavelmente um dos pontos de pauta menos importantes durante toda a gestão, e será um entre muitos pontos de pauta à serem votados na primeira Assembléia da Gestão. Não há porque criar alvoroço em cima disso, e de forma alguma a questão da mesa de sinuca apresenta um risco de "destruir" o grupo. É apenas mais um ponto de pauta à ser votado. Se discute, quem quer argumentar argumentará, será votado e o resultado aplicado. É só isso. E se queremos ser coerentes com a proposta de descentralização que fizemos para o DCE, a questão deve ser votada em assembléia. Não serão votados apenas questoes de importância máxima para os estudantes, as menores também serão votadas. Espero que minha resposta tenha esclarecido algo, mas qualquer coisa você, como todos os alunos da UEM, é bem-vindo no DCE para trocar idéia com a galera. Aguardamos você nas Reunioes e na Assembléia para manifestar tua opinião e votar.

Pedro disse...

Fora a mesa de sinuca! E pintem o DCE de outra cor!

Anônimo disse...

uau!
Sim.. depois disso coloquem uma cruz na frente do DCE e saiam procurando o pessoal do bonde para queimar na fogueira! Alguém tem que levar a culpa pela incompetência de vocês... que nem sabem o que tem para ser feito na UEM!

Você não entende que a mesa de sinuca não prejudica o movimento estudantil!? Alguns alunos procuram o DCE para jogar sinuca e ali há uma oportunidade de diálogo com o pessoal que está no DCE.. outras pessoas se aproximam por outras políticas como de cultura.. esporte... política pura .. etc...

Esse ódio e rancor que há nos seus corações divisionistas contra o bonde.. não pode refletir naquilo que o bonde fez de bom.. que foi aproximar alunos dispersos em torno do DCE e não só para jogar sinuca e sim para se informar e se organizar..!!

Além de ser um tremendo erro de leitura é um erro de organização.

Vocês estão sendo ridículos!

Mas de qualquer forma continuem cultuando a revanche e a vingança.. gastem bastante com tinta.. gatem o quanto puder para deixar o DCE com a cara de vocês... só por favor não deixem com o mesmo cheiro!

Wilson Guerra disse...

Que sinuca de bico heim?

Se há algum custo em mantê-las penso então que seja melhor que retire. O DCE não conta com grandes recursos para serem gastos com coisas que não abrem muitas perspectivas para resolução de problemas mais relevantes.

Anônimo disse...

Próxima pauta:
- café com ou sem açúcar?

Gustavo - Agronomia disse...

Sou a favor da mesa de sinuca.
Também sou a favor de até o fim da gestão vocês sumirem do DCE pois será melhor sem vocês.
Sou a favor a oposição de vocês.
Só não sou a favor de vocês, que são contra tudo, até a mesa de sinuca.

Archy disse...

Salamanca Arthur:

Patifaria de conversero na internet
cade a assembléia? o mega fone no ru?
só não pode cortar o role na patifaria agora rapazeada.

Archy disse...

Salamanca Arthur:
Tudo conversero essa ideia de internet pra falar de acadêmia. Cade o palanque; o megafone no ru?

Só não pode perder o rolê agora na patifiria rapazeada.

Anônimo disse...

Esse gestão só discute mesa de sinuca! Política estudantil nunca prestou!

Bartolomeu disse...

O R.U. ta fechado Arthur, abre dia 21.

Unknown disse...

Na moral msm, eh tenso galera, entendo o lado do camarada bartô, ele ta sendo um troxa (desculpe o termo bartô) vc nao tem que ficar respondendo sozinho, assim vc esta quase que digamos centralizando a discussão do dce, onde estão os outros membros, ou vc é da comunicação? Mesmo sendo oposição a ele, eu o respeito, a idéia da mesa imposta pelo bonde foi o'tima, nunca numa gestão o dce estava tão cheio de alunos, é um Start para a conversa com eles, sabe aquela historia, de que se vc quiser fisgar o peixe, tem que jogar o anzol, então isso é oque o bonde iniciou. Olha não estou aqui para analisar gestões, estou aqui para analisar o caso da mesa.
Se os estudantes não conhecem DCE é pq não ha uma divugação.
--- AHH mas é so divugar!
Elementar meus caros camaradas, falar é facil dificil é fazer, além de tomar conta do dce e decidir varias coisas ligadas aos alunos, manter um dialogo com a reitoria etc.. etc.. todos os academicos que são gestão do dce estudam para provas tbm, e alguns trabalham, ou seja não é tão facil assim arrumar pessoas que pensam no bem coletivo e dão a cara para bater como nosso amigo bartô. Sou filiado a UJS, fizemos muitas coisas boas em maringa', coloquei aqui minha cara para bater, sei que vão falar isso e aquilo, mas tem problema não ja me acostumei, soh espero que me pensem bem na hora de falar, pq todos aqui lutamos por um futuro melhor para os universit'arios, e a proposta de vcs foi esta, não foi?
Bom, bartô faz tempo que não nos falamos, mas camarada, bota ae a galera da chapa descentralize para mostrar suas idéias tbm, ou é so colocar no blog e deixar vc se degladiar (no sentido politico) com a galera.
Ahh, ser contra o dce é facil, falar é facil, dificil eh quando vc eh posição, que tem que responder isso ou aquilo e jogar com a reitoria, não é mesmo camarada?
Fui!!!