quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Chamado para a Conferência Municipal


Não é surpresa pra ninguém que a UEM está localizada em um dos eixos de desenvolvimento de Maringá, o campus que foi construído no limite da cidade projetada, às margens da Avenida Colombo, assistiu o rápido e desenfreado crescimento urbano para além das avenidas largas e arborizadas das regiões centrais. Hoje a população enfrenta todos os dias um dos efeitos colaterais desse modelo de desenvolvimento, o transito caótico nas avenidas que fazem a ligação da região norte da cidade com o centro, como na Av. Morangueira e na Av. Mandacaru.

Infelizmente, a gestão Barros/Pupim  da prefeitura está considerando o campus da UEM como o grande entrave para o desenvolvimento norte/sul de Maringá e teima em defender um projeto de transposição que implicaria na construção de 2 (dois) túneis – na continuação da Herval e da Duque de Caxias – aos moldes do túnel que foi construído para a linha férrea sob a Av. Horácio Racanello (ou seja, um buraco com laje).  Esse projeto rasgaria a universidade, obrigaria a demolição de algumas edificações, e retiraria o caráter de campus tal qual nós conhecemos atualmente, devido à enorme quantidade de veículos que passaria pela UEM todos os dias.  A Universidade, através dos conselhos e a reitoria, já rechaçou esse projeto e está estudando alternativas viárias que trariam menos impacto para o campus.

Apesar de a UEM já ter se posicionado contrária a esse projeto, é ele que está em pauta na próxima Conferência Municipal, nota-se um desrespeito absoluto da prefeitura com esta que é a maior e melhor instituição de ensino da cidade, a grande promotora de cultura, debates democráticos e desenvolvimento do município.

Por isso, fazemos um chamado aos Centros Acadêmicos, Associações, Núcleos de estudo e pesquisa e todos e todas que estiverem interessados para participar da Conferência Municipal, segunda feira, dia 10, das 8:30 às 17:00, na Câmara dos Vereadores.

As inscrições podem ser feitas no site:
http://www.maringa.pr.gov.br/conferencia2012/


Nenhum comentário: