terça-feira, 11 de setembro de 2012

Nota do Diretório Central dos Estudantes da UEM em apoio a greve dos servidores

O Diretório Central dos Estudantes, reunido no dia 11 de setembro de 2012, vêm a público se posicionar frente a deflagração da greve dos trabalhadores e técnicos da Universidade Estadual de Maringá a chamado do SINTEEMAR.
Considerando que a greve dos servidores da UEM reivindica a aprovação do Plano de Carreiras Cargos e Salários da categoria, sob o rebaixamento das condições de elevação da categoria apresentadas pelo governo do Estado que refletem a precarização das condições de trabalho e do ensino superior público como um todo;
Considerando que os posicionamentos deste diretório frente a situação de crise do ensino superior refletem o conjunto de problemas vivenciados pela universidade, pelas três categorias, docentes, servidores e estudantes;
Decidimos convocar a todos os estudantes a apoiar a greve dos servidores da UEM, defendendo o direito de greve de todos os trabalhadores e trabalhadoras.
Nesse processo objetivamos intensificar o debate sobre a universidade, mantendo o chamado as três categorias, pela unidade da comunidade universitária, superando o enclausuramento, os antagonismos e as divergências pela defesa da universidade pública gratuita e que sobretudo  possibilite condições de trabalho e vivência dignas a todos e todas. 
Toda a comunidade universitária vêm sendo vítima de ataques dos governos estadual e federal, está posta a nescessidade de superarmos nossas diferenças internas e lutarmos juntos por um modelo de educação mais humano, democrático e que atenda às reais necessidades desse povo brasileiro, honesto, sofrido e trabalhador.
Nos últimos anos vivemos vários períodos de intensa mobilização estadual das categorias que formam as universidades estaduais, neste atual momento a greve dos servidores técnicos conta com a adesão da UEM, UEL, Unioeste e UEPG. Esses processos de luta escancaram a realidade dramática do ensino superior no estado bem como o descaso das autoridades públicas.
Repudiamos todos os atos e notas que tentam deslegitimar esta importante mobilização em defesa da universidade. Defendemos o direito a greve e seu potêncial pedagógico de formar cidadãos politizados para atuar democraticamente nesta sociedade contraditória e desigual!
Esperamos que a categoria em greve se sensibilize com as pautas da universidade lutando conosco por mais verbas e uma melhor estrutura, assim como defendemos que o trabalhador merece um bom PCCS para uma vida digna fora da universidade e também uma vida digna durante o seu trabalho árduo e valoroso, bem como os estudantes e docentes merecem um espaço adequado para estudar e meios para se manter estudando, com uma política de acesso e permanência estudantil que possa de fato democratizar o ensino público.
Precisamos mais que problematizar nossa dramática situação, precisamos fazer-nos ouvidos pelo governo estadual. Precisamos juntos ir para Curitiba e conquistar aquilo que nos é de direito, uma universidade pública, gratuita, democrática, de qualidade e que possibilite uma vivência digna e humana para toda a sociedade.

Todo apoio a greve dos servidores! Em defesa da universidade popular pela soberania da nação!

Um comentário:

Estela disse...

Estou muito feliz em saber que o DCE está conosco, em nossa assembleia permanente que acontecerá todos os dias no RU, estaremos discutindo assuntos internos e gostaríamos que os alunos também discutissem seus problemas internos. Acredito que juntos somos muitoooooooo mais. Casa dos Estudantes, Concha Acústica e o Centro de Convenções urgente para que possamos ter um espaço para discussão e não prejudicar a alimentação dos estudantes, e servidores, já que o RU é o único local no momento para reunião o grande numero de servidores da UEM, dentre outras reivindicações. Vamos lutar juntos!!!!! Nós técnicos queremos que a greve seja a mais breve possível, basta o governo querer. Estamos aguardando nosso Plano de carreira há quase 2 anos e até agora nada. Hoje no jornal da RPC ouvi uma aluna dizer que temos que dialogar mais com o governo, ela não sabe que ha quase 2 anos estamos tentando. Então falta dialogo interno tbem, em esclarecer o porque estamos entrando em greve neste momento. È porque estamos cansados de ser enganados e de esperar. AGORA É COM O GOVERNO.