terça-feira, 17 de abril de 2012

Dia 17 de abril: Dia Nacional e Internacional da Luta Camponesa!



Ocorria em 17 de abril de 1996, o conhecido "Massacre de Eldorado dos Carajás", no estado do Pará. Cerca de 20 militantes/trabalhadores rurais foram brutalmente assassinados e mais de 60 ficaram feridos. O massacre se deu devido uma ação policial, autorizada pelo secretário de segurança do então governador Almir Gabriel (PTB), para que desbloqueassem uma rodovia onde acontecia uma manifestação em defesa de uma fazenda ocupada pelo MST.

Até hoje os responsáveis não foram punidos. Os policiais, setenciados à 220 anos de prisão recorreram e encontram-se em liberdade!

A repressão contra os movimentos sociais, em especial os movimentos do campo é extremamente violenta. Grileiros, pistoleiros, homens contratados para matar os legítimos donos das terras, policiais, o Estado. A impunidade é recorrente e cotidiana. Desde então, o dia 17 de abril se tornou um dia de luta, em memória daqueles que morreram lutando e para pressionar o Estado por REFORMA AGRÁRIA JÁ!

Segue um vídeo da Jornada de Lutas do MST:
http://www.youtube.com/watch?v=hFd0dyZQQX8&feature=player_embedded

Na UEM, há um monumento em homenagem aos mortos no massacre. Fica no gramado próximo aos quiosques ao lado do bloco G-34. Às 21h faremos uma mística em homenagem aos companheiros assassinados e contra a impunidade.
Foto: Ailton Santos
Movimente-se contra a impunidade!
Pela penalização dos assassinos, e pela Reforma Agrária!

VENCEREMOS!

Mais informações em:
http://ambienteja.info/ver_cliente.asp?id=175804
http://www.brasildefato.com.br/node/9352
http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/562673/integrantes-do-mst-fazem-manifestacao-em-maringa/

Um comentário:

Anônimo disse...

a parte mais engraçada desse post foi elevar os sem-terra ao status de trabalhador rural.