Reforçamos: a luta em defesa da Educação Pública é de todo mundo!
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Paralisação docente no dia 07/03!
Reforçamos: a luta em defesa da Educação Pública é de todo mundo!
Sindicato de Docentes da UEM aprova paralisação em Assembleia
PARALISAÇÃO DIA 7 DE MARÇO
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Material para panfletar - DCE-Movimente-se UEM
"POR UMA POLÍTICA DE ESTADO PARA AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARANAENSES"
Abaixo segue o texto escrito pelo Prof. Osvaldo, Diretor Adjunto do Centro de Ciências Exatas (CCE)
O texto demonstra bem o que está se passando pela UEM (e reforçamos, não só a nossa Universidade).
Temos que ter consciências de que esta é uma causa conjunta, onde os docentes, os técnicos e os estudantes devem permanecer unidos, a luta é uma só! Seja pela equiparação salarial, pela precarização das nossas salas de aulas, laboratórios, falta de infraestrutura, ameaças de cortes de bolsas, de conquistas estudantis a todo tempo!
Mobilização é a única forma de nos defender desses ataques.
--
Os problemas que enfrentamos na Universidade Pública afeta a todos!
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
O cerco se fecha na Universidade Estadual de Maringá. Estudantes, deixaremos isso continuar?
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Bolsas de janeiro pagas!
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Sobre a reunião de ontem (23/02) - repasses de Curitiba
Houve uma reunião com o Raoli (secretário da Fazenda) e os reitores das IES paranaenses.
Nas palavras do reitor, ele foi tratar de 3 questões específicas:
1) readequação orçamentária
2) contratação de funcionários
3) equiparação salarial (docentes)
1) - mesmo parecer de antes: orçamento de 2012 igual o de 2011 garantido (ou seja, um orçamento com o mesmo corte do ano passado, porém com a possibilidade de manter o pagamento das bolsas da UEM). Diz o reitor que a SETI já enviou o dinheiro para a UEM, mas não há nenhum documento, ou algo formal, que realmente garanta isso! Essa 'garantia' ficou só no verbal.
2) - haverá contratações de funcionários e professores em um "fluxo contínuo", de editais que já estão vencendo, substituição de aposentados/exonerados/falecidos... mas não haverá expansão, isto é, nada de novas vagas, novas contratações, apenas substituições.
3) - o que o governo diz é que "tecnicamente" não é possível equiparar o salário dos docentes com os técnicos de nível superior, com a justificativa banal de que 'não há verba'. E politicamente? A própria reitoria da UEM admite que há falta de vontade POLÍTICA para resolver esta questão.
Frizando, portanto, na questão que fere diretamente os estudantes bolsistas: o reitor garantiu que as bolsas da UEM seriam pagas HOJE (sexta). O que, por todos meios burocráticos que o pagamento de bolsa deve passar, provavelmente não irá acontecer. Entramos em contato com o departamento financeiro da UEM (FIN) e que nos informaram foi que o responsável por pagar as bolsas estava ocupado vendo exatamente essa questão. Vamos aguardar e, assim que tivermos as informações certas, comunicamos a tod@s!
Vemos ai um problema sério: na reunião perguntamos sobre a formalidade disso tudo que o reitor diz estar garantido,a readequação do orçamento e tudo mais, é a 3ª reunião que o reitor fala de garantiar sem apresentar nenhuma formalidade, nenhum papel... tudo passa somente de GARANTIAS VERBAIS!
Como podemos aceitar garantias que só ficam na fala do reitor, que reproduz o que o governo diz a ele?
A situação da UEM (e não só) vai de mau a pior. Todas as categorias (estudantes, docentes e técnicos) estão passando pela mesma situação: corte de verbas, precarização da instituição de ensino pública e muita, mas muita enrolação.
Fiquem atentos às informações que vamos soltando.
Precisamos nos movimentar diante desta situação!
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Reunião reitoria 16h30
Hoje o DCE tem reunião na reitoria.
O reitor, Prof. Julio, vai fazer os repasses de Curitiba, já que eles estava lá até sexta-feira passada.
Sobre o pagamento das bolsas, até sexta-feira a informação que tivemos é que seriam pagas ainda esta semana (entre quarta e sexta), porém, ontem ao entrar em contato com as Finanças da UEM, o que nos foi passado é que não há previsão de pagamento.
Vamos ver o que o reitor tem a dizer na reunião, e posteriormente tomaremos as providências necessárias!
Reunião na reitoria, às 16h30!
Compareçam!
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Nota Oficial do DCE sobre a tentativa de incêndio
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Vídeo Festival de Bandas do DCE - Calourada 2012
Notícias sobre o Pagamento das Bolsas JAN/2012
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Sobre o pagamento das Bolsas de Janeiro/2012
Sabemos que todos nós já estamos irritadíssimos com o atraso dos pagamentos das bolsas.
O que ficou certo é que, quaisquer bolsistas que trabalharam no mês de JANEIRO, VÃO receber seu pagamento, porém, até agora, nada.
O DCE tem ligado e ido atrás de informações diariamente para saber ao certo em que pé estão os trâmites. O que nos passaram é que nenhum pagamento, fora os de funcionários e professores, que vem por holerite, foram efetuados porque o orçamento da UEM, junto ao Governo do Estado, ainda não está "aberto".
De acordo com o reitor Prof. Julio, trata-se de uma "abertura no sistema", para poder mexer com dinheiro. Há muitas coisas envolvendo finanças que estão paradas na mesa do Pró-reitor de Administração da UEM...
O reitor ainda disse que o orçamento abriria ainda essa semana, ou no máximo semana que vem.
Por fim, ligamos ontem na PAD novamente, a informação foi que provavelmente HOJE, quarta-feira, o orçamento seria aberto, assim, de imediato as bolsas seriam pagas.
Até agora de manhã, não temos nenhuma novidade.
Caso o orçamento não for aberto hoje, vamos mobilizar os bolsistas para cobrar da Reitoria NOTÍCIAS OFICIAIS sobre o que está acontecendo!
Estamos pressionando para que essas bolsas sejam pagas o quanto antes! A falta de informações oficiais só nos demonstram o desrespeito que esta administração travada da UEM e do Estado tem conosco.
Qualquer novidade, postamos aqui.
Espalhem a notícia!
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Documentos que seriam entregues ao Governador
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Carta do DCE para o Governador Beto Richa
Maringá, 09 de fevereiro de 2012.
Carta aberta do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Maringá
Ao Exmo. Senhor Governador Carlos Alberto Richa;
Ao Sr. Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Alípio Santos Leal Neto.
Temos a convicção que somente através de uma educação pública, gratuita, de qualidade e laica, acessível a 100% da população, conseguiremos criar as bases para uma sociedade mais justa, livre e igualitária.
Infelizmente a realidade social brasileira ainda está muito distante daquela que almejamos, somos a 6ª maior economia do mundo com 6 milhões de miseráveis, o professor brasileiro recebe o 3º pior salário da categoria no planeta, nosso IDH é inferior à países como o Uruguai, Chile e Argentina.
Reafirmamos o nosso compromisso com um modelo melhor de sociedade, lutando, primordialmente, pela Educação como ferramenta de construção deste futuro. Para nós, estudantes, a Educação não é apenas mais um serviço a ser prestado por qualquer instituição, pública ou não. Educação é um Direito!
Porém, desde o início de 2011, sentimos na pele um intensivo sucateamento da Universidade Estadual de Maringá, que vai contra o crescimento da demanda de estudantes. Isso ficou claro quando, em resposta ao corte que já veio desde final de 2010, o Movimento Estudantil realizou um “pula-catraca” no Restaurante Universitário (R.U), devido as condições precárias que este se encontrava, e assim permanece: sucateado.
Fica evidente para nós que a política adotada - pelo governo estadual - prioriza o privado em detrimento do público. Subsidia-se milhões em uma empresa privada como a Coca-cola, sob a justificativa falaciosa de geração de empregos, enquanto o setor público sofre com a falta de servidores. Além disso, corta-se 15 % de cada secretaria, isto é, 15 % da SETI e 15 % da SEED, totalizando 30% de corte na educação paranaense.
As condições se agravaram e novamente nós, estudantes, fomos atacados, com propostas de redução de valor de bolsas, falta de equipamentos, falta de professores e servidores técnicos, etc., o que culminou em outra ação direta, desta vez com repercussão nacional (e podemos afirmar, até internacional): o Movimento de Ocupação da Reitoria – Manuel Gutiérrez, a maior ocupação de reitoria da história da nossa Universidade; onde, em um ato em defesa da Educação Pública, paralelo à reunião entre nossos representantes e o secretário Alípio Leal, levamos mais de 2 mil pessoas às ruas.
Construímos neste movimento, uma Pauta de Reivindicações – em anexo a esta carta – que foi acatada pelo secretário da SETI, Alípio Leal, assinando assim o compromisso com nossas demandas.
Entretanto, o ano de 2012 iniciou-se bastante contraditório às promessas do Governo do Estado. Fomos surpreendidos com mais um corte absurdo no orçamento da UEM, unimos, então, novamente nossos esforços para que nenhum direito dos estudantes fosse comprometido. Apesar da afirmação em reverter o corte no orçamento, igualando-o com o do ano anterior, sabemos, por experiência, que o orçamento de 2011 é insuficiente para as atuais carências desta Universidade. Por experiência, também sabemos que sempre que há contenção de gastos na universidade, os estudantes se tornam os maiores prejudicados.
Exigimos, portanto, que o governo cumpra com as obrigações firmadas com a comunidade universitária através da assinatura de nossa pauta de reivindicações. Exigimos também que o governo vá além, queremos mais investimentos, mais assistência estudantil, mais bolsas pesquisa, mais blocos, mais salas de aula, mais laboratórios bem equipados, mais professores, professores bem pagos, mais servidores, servidores bem pagos.
Educação deve ser mais que prioridade,
Educação é um Direito!
Beto Richa Covarde!
O governador Beto Richa (PSDB) teria desistido de participar da inauguração de um bloco, evento marcado para as 17h30 de hoje na Universidade Estadual de Maringá. Oficialmente, porém, a notícia não foi confirmada. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, encontra-se na UEM, mas a presença do governador ainda é incerta. Notícias de que haveria um protesto deestudantes e docentes durante a inauguração teriam provocado a amarelada.
Fonte: http://angelorigon.com.br/2012/02/09/beto-richa-desiste-de-ir-a-uem/