Amigos, seguem algumas idéias ainda não sistematizadas. espero contribuir minimamente para a discussão:
Princípios
Luta pela efetivação e defesa do princípio constitucional da Igualdade do Acesso à Educação Pública, Gratuita, Democrática e de Qualidade, e pelo dever do Estado de manter e financiar o Ensino Público.
Luta pela participação paritária de todos os segmentos que compõe a Universidade (estudantes e funcionários – incluso professores) na definição dos rumos da instituição e pela autonomia das entidades representativas na indicação de seus membros nos conselhos deliberativos.
REUNIÕES E C.E.E.B.s
Com vistas a impedir o “aparelhamento” do DCE como instrumento partidário, defendemos a liberdade de participação e votação em todas as reuniões do DCE. A gestão do DCE poderá ser composta pelo menor número possível de cargos fixos (presidente, tesoureiro e organização, por ex.) que podem ser rotativos, sendo que todos os outros trabalhos serão feitos por comissões eleitas por votação nas reuniões do DCE. Além disso, o Conselho de Entidades Estudantis de Base (C.E.E.B) MENSAL deverá ser marcado e divulgado com a antecedência devida, sendo a pauta detalhada publicada no site do DCE, enviada aos Centros Acadêmicos e veiculada em programa de rádio semanal do DCE a ser criado, para que todos possam informar-se, definir posturas e formular propostas sobre os assuntos em pauta. Os resultados dos C.E.E.B.s e a prestação de contas mensal devem ser expostos no site logo após a realização dos mesmos. Fora destes espaços, organizar uma Ouvidoria Estudantil permanente no DCE.
REPRESENTAÇÃO NOS CONSELHOS
Garantir autonomia política do DCE frente à reitoria, discutindo os assuntos em pauta nos Conselhos superiores nas reuniões e nos C.E.E.B.s para que haja uma defesa fundamentada e consciente dos interesses dos estudantes.
INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA
Promover o contato com os movimentos sociais, sindicais e estudantis dentro da UEM com a intenção de unificar suas lutas em comum, criação de um Fórum Permanente de Integração Universitária.
Realização de palestras, fóruns, debates e mini-cursos sobre a história da UEM e da cidade de Maringá, antigos militantes do movimento estudantil e sindical, de modo a manter viva a memória política da UEM e de Maringá.
Criação de um Fórum Interdisciplinar Permanente, para promover debates, seminários e mini-cursos a fim de aumentar o diálogo entre as diversas áreas. (Ex: Filosofia e Física, Engenharia Química e Ciências Sociais, Agronomia e Geografia, Economia e Ciências Contábeis, etc.)
Divulgação no site do DCE da lista de todos os grupos de estudo da UEM, locais e horários. (Ex: Curso de Filosofia: Grupo de estudos de Física Quântica e Filosofia – quarta-feira, 19:00, H-35 , Grupo de estudos de Teoria crítica da sociedade, segunda-feira, 17:30, H-35, e assim por diante.)
Realização de exposições, apresentações culturais, saraus literários, concursos, exibição de filmes, etc.
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E EXTENSÃO
Fazer valer a função social da Universidade, colaborando com projetos de extensão que beneficiem a comunidade (cooperativas de trabalhadores, movimentos sociais, estudantes, etc.)
Lutar pela abertura de uma creche universitária ou ampliação do número de vagas na existente, para ajudar as mães e pais universitários.
Lutar pela permanência da Assistência Jurídica da UEM, atualmente ameaçada de extinção.
Dar vida à discussão política na Universidade, promovendo debates com parlamentares de diferentes tendências políticas de Maringá e região, entre os candidatos das eleições que acontecerem durante a gestão da chapa etc.
COMUNICAÇÃO
Jornal do DCE com espaço reservado aos Centros Acadêmicos, em versão online e impressa.
Site e Fórum virtual do DCE.
Programa de rádio semanal na rádio da UEM para divulgar assuntos em pauta, datas de reuniões e de C.E.E.B.s, bem como entrevistas com acadêmicos, funcionários e comunidade externa.
Utilização de som na saída do RU para manifestações artísticas e avisos de reuniões, eventos e pertinentes.
ESPAÇO FÍSICO DO DCE
Disponibilizar no DCE um acervo de filmes, livros e cd’s para empréstimo mediante a apresentação do RA.
Colocar no DCE uma televisão, um DVD e sofás para que os filmes de curta ou longa metragem, documentários, etc., possam ser assistidos a qualquer momento.
Reservar um espaço no DCE para o movimento de troca livre, ou free cicle, através do qual os alunos simplesmente doam a outras pessoas objetos que não estejam utilizando e pegam livremente objetos lá deixados por outros.
Organizar a documentação do movimento estudantil da UEM.
6 comentários:
Algumas considerações para fomentar a discussão:
Primeiro uma coisa que já discutimos em nossa reunião: O DCE funciona como coordenadorias, assim são necessários apenas um coordenador geral e outro de finanças na gestão. Contudo, acredito que podíamos fazer da seguinte maneira. Colocarmos uns 2 ou 3 como coordenadores de finanças e o todos os outros de coordenador geral. Tendo em vista apenas cumprir a formalidade do estatuto do DCE. Digo isso porque acredito que dentro da gestão temos que nos dividir em comissões eleitas em reunião para tocarmos o dia a dia.
Segundo, o que tange a representação nos Conselhos, acredito que tínhamos que fomentar a discussão na base para que elas elejam seus representantes. Isso tem até no Estatuto da UEM e só vi acontecer uma vez na minha trajetória dentro da universidade. Esse foi até um grande erro da antiga Caminhando, pois não conseguimos fazer isso.
O resto do que foi colocado eu tenho acordo. E pra terminar, parabéns Pati, foi muito boa a colocação da creche para pais e mães universitários. É uma bandeira super imporante que pouco levantamos.
Vou tentar mais tarde colocar um pouco mais sobre o que elaborei para o programa.
Há-braços,
Phill
Olá, gostaria de saber o que vocês representam no cenário político da UEM.
Tem alguma filiação/afinidade com a antiga caminhando ou com o atual bonde, têm uma proposta independente..
Exatamente "onde" vocês estão?
Obrigado desde já pela atenção.
ATT. Carlos
Phill, por mim pode ser assim, sim. Escrevi isto antes da última reunião. A eleição dos representantes nos conselhos é importante mesmo, poucos alunos sabem sequer quem é o dito cujo representante do seu centro...
Carlos, o grupo é formado por uma maioria de pessoas não filiadas a partidos, que atuam em seus CA's, em projetos de extensão, cineclubes, no Proação, etc. Há algumas pessoas do PSTU e do PCB, até onde eu sei, mas é bastante clara a não pretensão de aparelhagem do DCE, aliás, uma das nossas bandeiras principais. Trata-se de uma frente de esquerda formada por duas das chapas que concorreram às eleições do ano passado: Vamos à Luta e Descentralize, e outras pessoas que não fizeram parte de nenhuma delas.
Taí, talvez fosse interessante a galera dizer o que faz... eu faço filosofia, participei da Descentralize ano passado. Faço parte da comissão de eventos do IPEGESP (Intituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociais e Políticos), que tem promovido debates na UEM, e também tenho participado das reuniões do recém-formado PCB de Maringá, ainda que não seja filiada (pois o PCB não faz mais filiações a não ser que se faça questão).
Algumas pessoas do movimento fizeram parte da Caminhando.
Definitivamente, estamos à esquerda e em oposição ao Bonde e à Alteração (esqueci o nome que estão usando agora), e com uma proposta distinta de todas as gestões anteriores, pelo menos até onde a memória se mantém viva...
é isso... sinta-se à vontade para discutir conosco aqui no blog ou nas reuniões.
Pati Alteração (PT e filiados que saíram do Bonde) estão usando o nome de N.D.A - Nenhuma Das Anteriores, que de nenhuma das anteriores não tem absolutamente nada, incluindo membros da direção do bonde desse ano...
Mas, beleza é somente isso.
Essas máscaras vão cair Érico! Oh glória!
Galera o facebook e o twitter da campanha ja esta no ar.
Adicionem: http://twitter.com/#!/movimenteseuem
http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100001764007970
Na proxima reuniao passo o login e a senha para todos terem acesso.
Quanto as propostas tenho pleno acordo.
Vou tentar pensar em alguma proposta com relação as discussões sobre gênero.
Valeu.
Postar um comentário